23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Acre registra redução histórica de 75% nos focos de queimadas e consolida avanços no combate aos ilícitos ambientais

Publicado em 08/01/2026

O Acre encerrou 2025 com um dos melhores desempenhos de sua história no enfrentamento às queimadas ilegais. Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), validados pelo Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma) da Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Acre (Sema), apontam uma redução expressiva de 75% nos focos de calor em comparação a 2024.

Acre registra queda histórica de 75% nos focos de queimadas e consolida avanços no combate aos ilícitos ambientais. Foto: Uêslei Araújo/Sema

Ao longo de 2025, foram registrados 2.184 focos de calor, o menor quantitativo desde o início da série histórica, em 2001. O resultado consolida o Acre como referência regional no controle das queimadas e no enfrentamento aos crimes ambientais, refletindo a efetividade das políticas públicas adotadas pelo governo do Estado.

O desempenho é fruto de uma estratégia integrada, que ao longo de todo o ano intensificou ações preventivas e de fiscalização, aliando tecnologia, planejamento e cooperação entre diferentes órgãos e esferas de governo. A atuação coordenada do Gabinete de Crise e do Grupo Operacional de Comando e Controle (Gocc) foi determinante para antecipar riscos, monitorar áreas sensíveis e garantir respostas rápidas às ocorrências.

Atuação coordenada do Gabinete de Crise e do Grupo Operacional de Comando e Controle (Gocc) foi determinante para antecipar riscos, monitorar áreas sensíveis e garantir respostas rápidas às ocorrências. Foto: Uêslei Araújo/Sema

Além do combate direto às queimadas, o Estado manteve ações permanentes de enfrentamento ao desmatamento ilegal e de prevenção aos impactos da estiagem, reduzindo significativamente os riscos de incêndios florestais, danos ambientais e problemas associados ao desabastecimento hídrico. Medidas de mitigação e resposta aos efeitos das mudanças climáticas também integraram a estratégia estadual, reforçando o compromisso do Acre com a proteção ambiental e o desenvolvimento sustentável.

“O Acre encerrou 2025 com um resultado histórico no enfrentamento às queimadas e aos ilícitos ambientais. Registramos uma redução expressiva de 75% nos focos de calor, um dado que demonstra que o trabalho sério, planejado e integrado dá resultados concretos. Esse avanço é fruto do trabalho do Gabinete de Crise e do Grupo Operacional de Comando e Controle e foi fundamental para antecipar riscos, agir com rapidez e reduzir os impactos da estiagem, protegendo nossas florestas e nossa população”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Leonardo Carvalho.

Secretário Leonardo Carvalho ressaltou que o Acre alcançou em 2025 um resultado histórico no combate às queimadas e aos ilícitos ambientais. Foto: Uêslei Araújo/Sema

Ações de destaque no enfrentamento aos ilícitos ambientais em 2025

Entre as principais iniciativas de 2025 está a Operação Contenção Verde, lançada em fevereiro, que atua de forma contínua no combate aos ilícitos ambientais, com foco nos municípios mais vulneráveis.

Coordenada pela Casa Civil, a operação reuniu equipes da Sema, do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), da Polícia Militar do Acre (PMAC), por meio do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA), da Defesa Civil Estadual, da Polícia Civil (PCAC), do Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC), do Grupo Especial de Fronteira (Gefron) do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), do Programa REM Acre Fase 2, além do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Lançada em fevereiro de 2025, a Operação Contenção Verde atua de forma contínua no combate aos ilícitos ambientais, com foco nos municípios mais vulneráveis. Foto: Uêslei Araújo/Sema

Outra frente importante foi a Operação Fogo Controlado, que contou com investimento de R$ 5,6 milhões e mobilizou uma força-tarefa interinstitucional durante o verão amazônico, período mais crítico para a ocorrência de incêndios.

O fortalecimento do enfrentamento aos ilícitos ambientais também contou com o Programa Brigadistas Comunitários. Em parceria com o Corpo de Bombeiros, 48 moradores de unidades de conservação foram capacitados para atuar no combate aos incêndios florestais e em ações educativas junto às comunidades, promovendo o uso responsável do fogo e a proteção da vegetação nativa.

Em parceria com o Corpo de Bombeiros, 48 moradores de unidades de conservação foram capacitados para atuar no combate aos incêndios florestais. Foto: Uêslei Araújo/Sema

As ações desenvolvidas ao longo de 2025 estiveram integralmente alinhadas ao Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas do Estado do Acre (PPCDQ-AC), que prevê a redução de 10% ao ano nas taxas de desmatamento, com a meta de alcançar uma queda acumulada de 50% até 2027. Como resultado desse esforço, o Acre registrou em 2025 uma redução de 27,62% do desmatamento, desempenho que supera as metas previstas para os anos de 2023, 2024 e 2025, antecipando avanços em relação aos objetivos estabelecidos no plano para 2027.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Douglas Richer Queiroz

Raimundo Souza

Estado se prepara para realização da Missão de Monitoramento 2024 do Programa REM Acre

Marcio Nunes

Neblina densa encobre Rio Branco e dificulta visibilidade na manhã desta sexta-feira (2)

Jamile Romano

Extrativistas, indígenas, artesãs e agricultores do Acre ganham protagonismo global com resultados do Sisa e do Programa REM na COP30

Redacao

Com obras sobre trabalho infantil, alunas de Rio Branco recebem premiação no Concurso Ministério Público na Escola

Marcio Nunes

Prefeitura de Rio Branco nega boato sobre ameaça criminosa contra Centro POP

Jamile Romano