25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Chefes do Executivo pactuam Carta de Rio Branco durante 27º Fórum de Governadores da Amazônia Legal

Publicado em 12/04/2024

O Acre foi palco de debates públicos entre os principais gestores dos estados da Amazônia Legal durante o 27º Fórum de Governadores, realizado nesta quinta-feira, 11, e sexta, 12, em Rio Branco. O anfitrião da cúpula, Gladson Cameli, chefe do Executivo acreano, frisou que trata-se de uma oportunidade única de avançar nas pautas compartilhadas pelos estados amazônicos.

“Nós, governadores da Amazônia Legal, temos que caminhar junto com os estados, municípios e o governo federal. Vamos sair daqui com a certeza de que colaboramos para a construção de uma Amazônia melhor”, disse Cameli.

Hélder Barbalho, governador do Pará e presidente do Consórcio da Amazônia Legal, abordou a importância da Amazônia em pé e do enfrentamento às mudanças climáticas. “Devemos, cada vez mais, fazer com que a preservação da floresta e da vida na Amazônia e dos povos tradicionais estejam incluídas nas nossas propostas e estratégias apresentadas ao governo federal. É necessário construir ações de financiamento climático que possam permitir a conciliação e soluções para o clima”, disse.

Reunião governamental

As resoluções dos acordos firmados nas câmaras técnicas na quinta foram formalizadas na manhã desta sexta-feira. Durante a reunião, os governadores realizaram a assinatura de um acordo de cooperação técnica com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), com participação do ministro da pasta, Paulo Teixeira.

“Os países desenvolvidos são aqueles que têm maior equilíbrio social. O Norte é muito importante para o país, por isso, com o Plano Safra, já realizamos diversos investimentos, também com o objetivo de mitigar o problema da fome. É uma determinação do presidente Lula que avancemos nessa pauta, para melhorar a vida de todos os amazônidas”, disse Teixeira.

O acordo visa ao compartilhamento do Sistema de Cadastro e de Regularização Fundiária (Sicarf), utilizado pelo Instituto de Terras do Pará, para utilização em regularizações estaduais. Além disso, está prevista também a cooperação entre o MDA e o governo do Maranhão, para cooperação em relação ao Programa Nacional de Crédito Fundiário.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo do Acre inicia vacinação em delegacias da capital para imunizar servidores e população

Jamile Romano

Na COP, Acre colabora em painéis sobre bioeconomia e repartição de recursos de créditos de carbono

Raimundo Souza

Círio de Nazaré deve reunir 10 mil fiéis em Rio Branco neste domingo (12)

Kevin Souza

Socorro Neri Apresenta PL para Isenção de Imposto de Renda a Profissionais da Educação

Raimundo Souza

Estudantes do Ifac tem até a próxima semana para sacar o auxílio emergencial

Jamile Romano

Chuvas fortes provocam alagamentos em pelo menos 10 bairros de Rio Branco

Kevin Souza