23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
BrasilGeral

Brasil convoca reunião da Celac após ataque dos EUA à Venezuela

Publicado em 04/01/2026

A informação foi confirmada no sábado (3/1) pela secretária-geral das Relações Exteriores, embaixadora Maria Laura da Rocha – (crédito: AFP)

Reunião extraordinária discutirá impactos do ataque e buscará posição conjunta da região

Por Amanda S. Feitoza | CB

O governo brasileiro convocou uma reunião extraordinária da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) para discutir a ofensiva militar realizada pelos Estados Unidos contra a Venezuela. O encontro está marcado para este domingo (4/1), às 14h, e reunirá representantes dos países da região.

A informação foi confirmada no sábado (3/1) pela secretária-geral das Relações Exteriores, embaixadora Maria Laura da Rocha. Segundo ela, a reunião terá como objetivo central avaliar os impactos do ataque e suas consequências para a estabilidade política e diplomática da América Latina e do Caribe, além de buscar uma posição conjunta dos países-membros.

Maria Laura participou de uma coletiva de imprensa ao lado do ministro da Defesa, José Múcio. Ambos relataram que, antes da declaração pública, integraram uma reunião remota com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, o ministro da Secretaria de Comunicação, Sidônio Palmeira, e a ministra interina da Casa Civil, Miriam Belchior, para alinhar a resposta do governo brasileiro à crise.

De acordo com Maria Laura da Rocha, o governo brasileiro apresentará sua posição contrária à ação dos Estados Unidos durante a reunião do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), prevista para segunda-feira (5/1). A iniciativa busca classificar o episódio como uma violação do direito internacional e defender uma resposta multilateral para o conflito.

A Celac reúne 33 países latino-americanos e caribenhos e atua como um fórum de concertação política e cooperação regional. Atualmente, a presidência do bloco está sob responsabilidade da Colômbia, a quem cabe formalizar a convocação da reunião extraordinária.

 

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Estado executa melhorias no Ramal do Socó, em Tarauacá, beneficiando mais de 55 famílias

Redacao

Relatório do Cenipa sobre acidente com voo 2283 sai em 30 dias

Marcio Nunes

Governo Federal destina R$ 6 milhões ao Acre para ações de Defesa Civil

Kevin Souza

Decisão do STF sobre porte de maconha demanda novos procedimentos

Raimundo Souza

Supremo prorroga inquérito contra ex-ministro por importunação sexual

Jamile Romano

Rio Branco vive nova era no transporte urbano com impacto direto no sistema coletivo

Raimundo Souza