22.3 C
Rio Branco
terça-feira, 13 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Itinerante Ribeirinho Saúde na Comunidade realiza mais de 3 mil atendimentos

Publicado em 11/04/2024

Desde que embarcaram, no último dia 14 do mês de março, levando saúde às comunidades ribeirinhas, que vivem isoladas dos centros urbanos, desde o riozinho do Rola, Igarapé Vai se Ver, Reserva Cumaru e ainda os seringais Passagem, Macaúba e Macapá, os profissionais aportaram novamente, após quase um mês, na manhã desta quarta-feira (10), no porto da Base, no Primeiro Distrito de Rio Branco.

Mesmo longe da família e do conforto do lar, o cirurgião dentista Helil Domingos, que fez parte da equipe de 62 profissionais, como médicos, enfermeiros técnicos de enfermagem, microscopistas, agentes de endemias, entre outros, disse que saudade é compensada pela certeza do dever cumprido, em atender bem quem tanto precisa.

“A saudade é imensa, mas o que mais temos é o nosso sentimento de dever cumprido. Esses dias que nós ficamos atendendo toda a comunidade. Nós saímos satisfeitos dessa missão, que é uma missão árdua, mas muito satisfatória. Antigamente muitas extrações eram feitas. Hoje em dia, não. A coisa mudou. Como os próprios ribeirinhos falam, a limpeza, que é a profilaxia, as restaurações e a visão têm mudado, ao longo dos anos. Isso, graças à frequência do itinerante. Isso é o resultado, do trabalho, do esforço, que não é fácil”, disse.

Segundo a coordenadora do Itinerante Saúde na Comunidade, Regiane Almeida, mesmo com as dificuldades de acesso, o programa, este ano, superou todas as expectativas, levando atendimento para mais de 3 mil pessoas com quase 50 mil procedimentos, desde odontológicos, consultas médicas, exames de PCCU, dispensação de medicamentos e outros serviços.

“Mais um ano muito abençoado. Embora nós tenhamos passado muitas dificuldades, tivemos muitas dificuldades, mas por questões da natureza mesmo. O rio baixou, encheu rápido, baixou também muito rápido. Nós conseguimos fazer, cumprir a nossa missão graças a Deus com muito sucesso. A comunidade já estava toda avisada, era um compromisso que tínhamos com essas comunidades, em chegar em tempo hábil e a gente conseguiu fazer os atendimentos. O comparecimento foi em peso, muita gente foi atendida com todos os serviços. Esse ano, com o diferencial, a gente sempre levou dois odontólogos, duas equipes odontológicas, esse ano foram três. Então foi mais um sucesso, muito gratificante”.

 

[Assessoria PMRB]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Acre será um dos primeiros estados a receber antídoto contra intoxicação por metanol

Redacao

Governo Afasta Equipe Médica e Promete Investigação Rigorosa Após Erro em Declaração de Óbito de Criança

Raimundo Souza

Sesacre inicia capacitação sobre transplantes para profissionais da saúde no Acre

Marcio Nunes

Mais de 80 instituições recebem 3 mil cestas básicas montadas com alimentos arrecadados na Expoacre

Kevin Souza

Polícia Civil do Acre cumpre mandado de prisão contra condenado por estupro de vulnerável em Senador Guiomard

Jamile Romano

Vigas da ponte sobre o Rio Tarauacá são demolidas por falhas de qualidade

Kevin Souza