Publicado em 23/12/2025
A vice-governadora Mailza Assis entregou nesta terça-feira, 23, certificados de conclusão do curso de Empreendedorismo pelo Programa Mulheres Mil, promovido pelo Instituto Federal do Acre (Ifac). A iniciativa tem como foco a qualificação profissional e a inserção de mulheres no mercado de trabalho, com estímulo à autonomia econômica e à geração de renda.
A cerimônia foi realizada no auditório da Escola Raimunda Silva Pará, na Cidade do Povo, em Rio Branco, e certificou 24 alunas do curso de Microempreendedoras Individuais. A formação é voltada à inclusão produtiva e ao fortalecimento social feminino.
Na oportunidade de abertura, o jornalista, advogado, servidor do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) Moisés Alencastro, de 59 anos, achado morto na noite desta segunda-feira, 22, recebeu uma homenagem com um minuto de silêncio e uma salva de palmas.

Durante o evento, a vice-governadora, que também é secretária de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, destacou o simbolismo do momento para as participantes. “Estamos celebrando conquistas, superações e novos começos. Quando uma mulher tem acesso à educação e à qualificação, ela transforma a própria vida e também o seu entorno”, afirmou Mailza, ao parabenizar as concluintes.
Segundo a vice-governadora, o certificado recebido representa mais do que a conclusão de um curso. “Vocês chegaram até aqui com coragem, dedicação e vontade de mudar a própria história. Esse certificado representa esforço, aprendizado e, principalmente, autonomia”, ressaltou.

Programa Mulheres Mil
O programa Mulheres Mil é uma política pública transformadora, voltada especialmente para mulheres em situação de vulnerabilidade social.
O reitor do Ifac, Fábio Storch, explicou que o foco é apoiar mulheres em vulnerabilidade social do estado.
“A realização desses cursos é graças a uma parceria importante do governo do Estado, através do Gabinete da nossa vice-governadora, que tem potencializado oportunidade para as mulheres que mais precisam. Então, agradecemos e parabenizamos a nossa vice-governadora, que é uma mulher forte, uma mulher empoderada e também representa exemplo aqui para as nossas mulheres”, afirmou.

Oportunidade e recomeço
Em Rio Branco, as participantes se qualificaram como cuidadoras de idosos e microempreendedoras individuais, áreas que oferecem oportunidades reais de inserção no mercado.
Aos 18 anos, a jovem Fabiane Souza da Silva, que é mãe da pequena Mirian Souza, de 10 meses, fez o curso e foi uma das certificadas no curso de Empreendedorismo.
“Eu estudava na Escola Frei Heitor, vi quando falaram do curso e me inscrevi. Sou casada e tenho apoio do meu marido. Mas não foi fácil, levava a neném comigo e as meninas me ajudavam. Agora pretendo abrir um negócio de venda de doces”, falou.
[Agência de Notícias do Acre]

