28.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Procon intensifica fiscalização contra fogos de artifício com estampido no Acre

Publicado em 17/12/2025

Com a proximidade das festas de fim de ano, o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AC) continua com o trabalho de fiscalização aos fogos de artifício com estampido, que são proibidos no Acre, durante todo o mês de dezembro, quando o uso desses itens tende a aumentar.

Equipe do Procon/AC realiza fiscalização em estabelecimentos para coibir a venda de fogos de artifício com estampido. Foto: cedida

De acordo com a Lei nº 3.939, de 26 de abril de 2022, é proibido no Acre o comércio, transporte, manuseio e o uso de fogos de artifício com estampido e de qualquer outro artefato pirotécnico que produza som excessivo. O descumprimento da normativa pode resultar em multas que variam de R$ 1.500 a R$ 25 mil, valor que é aplicado em dobro caso haja reincidência.

A fiscalização é efetuada em todas as regionais do estado para garantir o cumprimento da legislação que visa prover o bem-estar da população, principalmente as crianças, idosos, pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) e demais pessoas com sensibilidade auditiva, além dos animais domésticos e silvestres que também sofrem com o barulho.

A presidente do Procon/AC, Alana Albuquerque, destaca que as fiscalizações tiveram início na primeira semana de dezembro, em Tarauacá, e seguem até o fim do mês em todo o estado.

“Essa fiscalização é fundamental para garantir o cumprimento da lei e minimizar os impactos negativos causados pelos fogos com estampido. A fiscalização tem caráter preventivo e educativo, mas também punitivo quando necessário”, ressalta.

Lei determina que nenhuma casa comercial ou particular poderá expor à venda, no varejo ou atacado, fogos de artifício, sem licença prévia dos órgãos responsáveis. Foto: cedida

De acordo com a gestora, em Brasileia, Epitaciolândia e Cruzeiro do Sul houve autuações e apreensão de mais de cem caixas de fogos de artifício. Em Rio Branco, já foram apreendidas 46 caixas e em Sena Madureira não houve identificação de irregularidade.

Além da fiscalização do Procon, a lei determina que nenhuma casa comercial ou particular poderá expor à venda, no varejo ou atacado, fogos de artifício, sem licença prévia da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e do Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC).

O consumidor que identificar fogos de artifício com irregularidades pode denunciar pelo 151 ou pelo número (68) 3223-7000, que recebe tanto ligações quanto mensagens via WhatsApp.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Rio Branco se prepara para a 16ª edição da Feira do Peixe

Marcio Nunes

TCE-AC lança sistema Geobras para monitorar obras públicas e serviços de engenharia

Raimundo Souza

Governo do Acre altera início do ano letivo de 2026 no ensino médio

Kevin Souza

Violões fabricados por pessoas privadas de liberdade são destaque no estande do Iapen na primeira noite de Expoacre

Raimundo Souza

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 6

Redacao

Governo convoca aprovados no concurso da Educação para entrega de documentos e inspeção médica

Kevin Souza