25.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 30 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Acre promove 1º Encontro Estadual de Prestação de Contas das Políticas Públicas LGBTI+

Publicado em 15/12/2025

A transparência nas políticas públicas é necessária para o conhecimento da população. Nesse sentido, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), por intermédio da Divisão de Promoção dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, realiza nesta terça-feira, 16, o 1º Encontro Estadual de Prestação de Contas das Políticas Públicas da Promoção dos Direitos das Pessoas LGBTI+ do Acre, no Auditório da Secretaria de Estado de Administração (Sead).

O evento marca um momento histórico de transparência, participação social e fortalecimento das políticas públicas voltadas à população LGBTI+ no estado. Serão reunidos representantes do governo do Acre, prefeituras, instituições de Justiça, órgãos parceiros e a sociedade civil, em um espaço de avaliação e diálogo sobre as ações já realizadas e os desafios futuros.

O chefe da Divisão de Promoção dos Direitos das Pessoas LGBTI+ da SEASDH, Germano Marino, destaca que o evento visa apresentar os resultados alcançados, avaliar as ações executadas e definir novas estratégias, reforçando a transparência, o diálogo entre os órgãos do governo e a participação da sociedade na promoção dos direitos das pessoas LGBTI+.

O encontro contará também com a participação ativa do Conselho Estadual de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos LGBTI do Acre (CECDLGBT/AC), que realizará um chamamento oficial às instituições para integrarem o Observatório de Políticas Públicas, além de contribuir com a análise das ações executadas em parceria com o controle social. A presença do Conselho reforça a importância da gestão compartilhada, da escuta qualificada e da participação cidadã na construção de políticas efetivas e inclusivas.

Durante o evento, serão apresentadas as ações desenvolvidas pela SEASDH e pelos órgãos envolvidos na execução do Plano de Ação, consolidando um panorama dos avanços alcançados.

O encontro inicia às 13h e segue até as 17h. A participação da sociedade civil é essencial para fortalecer o espaço democrático de construção coletiva e o compromisso do Estado com a promoção dos direitos, da igualdade e da cidadania da população LGBTI+.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo realiza aula inaugural do Curso de Espanhol na Comunidade do Rio Croa

Raimundo Souza

Seplan divulga relatório de pesquisa da cesta básica de outubro

Marcio Nunes

Forró do Senadinho passa a integrar o patrimônio cultural imaterial do Acre

Kevin Souza

Jovem é detido após invadir a casa da mãe e ignorar medida protetiva em Cruzeiro do Sul

Kevin Souza

Prefeitura de Capixaba publica resultado final de seletivo da Educação e convoca aprovados

Kevin Souza

Vias do Acre Acumulam Mais de 1.300 Mortes no Trânsito em 12 Anos; 2024 Foi o Mais Letal

Raimundo Souza