24.3 C
Rio Branco
sábado, 6 de dezembro de 2025
O RIO BRANCO
Política

Datafolha: Recuperação provocada por tarifaço perde força e Lula fecha o ano com aprovação estagnada

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por Edu Mota, de Brasília | BN

Depois de ter visto a sua aprovação se recuperar na esteira do tarifaço aplicado aos produtos brasileiros pelo governo dos EUA e da posterior campanha de defesa da soberania nacional, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva chega ao final do ano com seus índices positivos e negativos estagnados.

Foi o que revelou pesquisa Datafolha divulgada na noite esta sexta-feira (5). Segundo o instituto, 32% dos entrevistados consideraram a gestão do líder petista como “boa” ou “ótima”, número praticamente igual ao que foi verificado na última pesquisa realizada em setembro, quando a análise positiva estava em 33%.

Já os que analisam o governo Lula como “ruim” ou “péssima” foram 37% agora, contra 38% em setembro. A avaliação regular sobre a gestão do governo atual está em 30% (era de 28% em setembro). Considerando a margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou menos, há estabilidade no cenário.

Consideram o governo Lula como ótimo e bom acima da média nacional quem tem 60 anos ou mais (40%), os menos instruídos (44%), os nordestinos (43%) e os católicos (40%).

Já os grupos com maior incidência de eleitores bolsonaristas ou antipetistas reprovam mais o presidente: 46% de quem tem ensino superior, 53% daqueles que ganham de 5 a 10 mínimos, sulistas (45%) e evangélicos (49%).

Quando se pede aos entrevistados a avaliação do trabalho pessoal do presidente Lula, a estabilidade segue a mesma, ainda que melhor do que quando o tema é a análise do seu governo. Dentre a amostra total, 49% aprovam Lula, ante 48% do levantamento anterior.

Já a desaprovação do presidente englobou 48% dos entrevistados. Este foi o mesmo percentual verificado na pesquisa Datafolha realizada em setembro.

O Instituto Datafolha ouviu 2.002 eleitores em 113 cidades do país. O levantamento foi realizado entre a última terça (2) e esta quinta (4).

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Bolsonaro ironiza situação de roubo do jornalista da Globo: “pra tomar uma cervejinha”

Raimundo Souza

Lula deve oficializar troca no Ministério das Mulheres no início da semana

Raimundo Souza

Parlamentares veem chance de CPMI do INSS implicar Bolsonaro

Raimundo Souza

Governo Trump promete resposta à condenação de Jair Bolsonaro

Redacao

Projeto de Fábio Rueda concede 40% de adicional de insalubridade aos agentes comunitários da saúde e agentes de combate a endemias

Marcio Nunes

PT é o único entre os maiores partidos a ampliar número de filiados em três anos; PL de Bolsonaro cresce 17%

Raimundo Souza