23.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 21 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Acre participa de novas negociações Brasil–Alemanha e apresenta avanços do Programa REM em agenda de cooperação internacional

Publicado em 05/12/2025

A convite do Ministério das Relações Exteriores (MRE), o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), integra a delegação brasileira na reunião de negociações intergovernamentais Brasil–Alemanha sobre cooperação técnica e financeira, que teve início nesta quinta-feira, 4, em Brasília (DF).

O encontro focou na revisão da carteira atual de projetos financiados pelo banco alemão KfW e no alinhamento de novas iniciativas de cooperação. O MRE e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) coordenam conjuntamente a formulação dos projetos técnicos e financeiros que integram a parceria bilateral.

Negociações Brasil–Alemanha na área ambiental contam com a participação do Acre. Foto: Wesley Moraes/Repac

O governo acreano apresentou durante a rodada de negociações os resultados provenientes do Programa REM Acre – REDD+ Early Movers, reconhecido internacionalmente como um dos modelos mais consolidados de incentivo à conservação de florestas. O estado foi o primeiro no mundo escolhido pelos governos da Alemanha e do Reino Unido, para receber recursos destinados à preservação ambiental e ao fortalecimento da economia sustentável.

Atualmente em sua fase II, o programa conta com 30 milhões de euros (10 milhões do governo alemão e 17,8 milhões do governo britânico) destinados a ações em todo o estado. Desse total, 70% dos recursos são aplicados diretamente em comunidades locais, povos indígenas, agricultores familiares, extrativistas e produtores rurais, enquanto 30% fortalecem políticas públicas de gestão florestal, REDD+ e monitoramento ambiental.

Estado foi representado pela secretária adjunta de Meio Ambiente, Renata Sousa. Foto: Wesley Moraes/Repac

“Esta reunião é muito estratégica. Ela não apenas revisa a carteira atual de projetos, mas também abre portas para novas iniciativas que podem ampliar ainda mais o alcance das nossas políticas ambientais. O Acre tem resultados sólidos, transparência e responsabilidade, mostrando que sabe executar, que entrega e que está pronto para aprofundar parcerias que fazem diferença para o estado e para o planeta”, afirmou Renata Sousa, secretária adjunta de Meio Ambiente do Acre.

A participação do Acre nas negociações Brasil–Alemanha reforça o papel estratégico do estado como referência mundial em políticas públicas de conservação da floresta. A expectativa é que as discussões ampliem o portfólio de projetos financiados, consolidem avanços já alcançados e abram novas oportunidades de cooperação para o desenvolvimento sustentável nos próximos anos.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Na agenda do candidato Tião Bocalom o único compromisso de campanha é a participação em uma sabatina num portal de notícias

Marcio Nunes

Com obras no cruzamento da Ceará, itinerários de ônibus serão modificados em Rio Branco

Jamile Romano

OCA Móvel realiza mais de 700 atendimentos durante mutirão em Marechal Thaumaturgo

Redacao

Mulheres se destacam e são referência na bioeconomia acreana: ‘Somos protagonistas’

Jamile Romano

Moraes autoriza visita de Michelle a Bolsonaro na prisão neste domingo

Raimundo Souza

Governador entrega equipamentos agrícolas para fortalecer a produção rural no Complexo de Florestas do Rio Gregório

Marcio Nunes