29.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 19 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Estado inaugura sala de acolhimento para vítimas de violência na Delegacia da Mulher em Cruzeiro do Sul

Publicado em 04/12/2025

A Secretaria de Estado da Mulher (Semulher) inaugurou, nesta quinta-feira, 4, uma sala de acolhimento às mulheres vítimas de violência doméstica, na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e de Proteção à Criança e ao Adolescente de Cruzeiro do Sul. A iniciativa utilizou recursos próprios da pasta.

Espaço de acolhimento às mulheres na Delegacia da Mulher, em Cruzeiro do Sul. Foto: Rebeca Martins/Semulher

O espaço foi criado para receber mulheres que procuram a delegacia para denunciar situações de violência. O ambiente oferece acolhimento inicial e exibe vídeos educativos que estimulam a denúncia, orientam sobre direitos e reforçam a importância de interromper ciclos de agressão.

A secretária de Estado da Mulher, Márdhia El-Shawwa, explicou que o novo ambiente integra um conjunto de ações que fortalecem a proteção e a autonomia das mulheres.

Sala de acolhimento foi inaugurada na Delegacia da Mulher de Cruzeiro do Sul. Foto: Marcos Santos/Secom

“A sala de acolhimento reforça o compromisso do Estado com a proteção das mulheres. Esta inauguração integra a agenda dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, período em que intensificamos atividades de conscientização. No Juruá, o Ônibus Lilás percorre as comunidades rurais e leva atendimento psicológico, social e jurídico, além de orientar sobre a importância da denúncia e do acesso à rede de proteção.”

Ambiente integra um conjunto de ações que fortalecem a proteção e a autonomia das mulheres. Foto: Rebeca Martins/Semulher

A gestora também destacou que mulheres que vivem na região têm à disposição o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram). “O Cram está pronto para oferecer apoio psicossocial e jurídico. É também o local onde as mulheres podem se inscrever nos cursos profissionalizantes do programa Impacta Mulher, que estimulam a autonomia financeira e ajudam a interromper relações abusivas marcadas pela dependência econômica.”

Delegado da Polícia Civil, Vinícius Andrade, diz que sala de acolhimento também garante mais privacidade para quem se encaminha a unidade e precisa de atendimento. Foto: Marcos Santos/Secom

O delegado de Polícia Civil, Vinícius Andrade, ressaltou a relevância do novo espaço dentro da delegacia, como uma maneira de tornar o atendimento a esse público mais qualificado. “A sala de acolhimento garante mais privacidade àquela mulher que chega aqui para ser atendida. É um lugar que as mulheres se sentem mais seguras ao registrar a ocorrência”, ressaltou.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Com estrutura moderna, parceria entre governo, Prefeitura de Rio Branco e Acisa impulsiona Carnaval da Família

Raimundo Souza

Vice-governadora Mailza leva Vestuário Social para o projeto Força Delicadeza, na Vila do Incra, em Porto Acre

Raimundo Souza

Lenda viva! Jerusa Geber, do Acre, se torna a maior medalhista brasileira em Mundiais de Atletismo Paralímpico

Raimundo Souza

Profissionais de saúde recebem capacitação técnica para aprimorar atendimento no Hospital Geral de Feijó

Marcio Nunes

Governador percorre Rio Acre para monitorar cheia na capital

Marcio Nunes

MPAC acompanha incineração de mais de meia tonelada de drogas

Jamile Romano