30.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 3 de dezembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Prefeitura de Rio Branco intensifica monitoramento e planeja obra de contenção em área de erosão no Igarapé São Francisco

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Defesa Civil Municipal, segue monitorando diariamente uma área considerada de alto risco para desmoronamento, localizada na travessa entre a Avenida Getúlio Vargas e a Avenida Antônio da Rocha Viana, próximo à Praça do Relógio. A instabilidade do solo nas encostas do Igarapé São Francisco tem preocupado as equipes técnicas, que já trabalham para evitar maiores danos e garantir a segurança da população.

De acordo com o coordenador municipal de Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, o ponto apresenta movimentação contínua de terra, o que exige atenção redobrada. Ele destaca que, por determinação do prefeito de rio Branco, Tião Bocalom, uma obra de contenção deverá ser iniciada o mais breve possível.

“Nós estamos observando e acompanhando constantemente, por orientação do prefeito Bocalom, aliado ao conhecimento técnico que nós temos e à preocupação dele com a segurança de todos. As providências imediatas são ampliar o isolamento, já que o atual foi comprometido, e reforçar a sinalização do local”, explicou.

A situação também preocupa quem transita diariamente pela área. O auxiliar de serviços gerais Jair de Alencar relata que parte da calçada já cedeu, aumentando o risco de acidentes.
“Rapaz, está feio, está precário. Tem que intervir, tem que ajeitar. Porque senão, como é que a gente fica? Várias vezes eu passo aqui e a gente vê que está caindo ainda. Tem que procurar arrumar, melhorar. Está um perigo, não está fácil”, lamentou.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, as secretarias municipais de Infraestrutura e Mobilidade Urbana e de Meio Ambiente serão acionadas para realizar, de forma integrada, o trabalho de contenção e recuperação ambiental da área.

“Os engenheiros irão avaliar a melhor solução para a contenção. Depois, junto ao Meio Ambiente, será feito o replantio necessário para retardar a erosão e garantir a segurança das milhares de pessoas que utilizam a Praça do Relógio como área de lazer e caminhada. Por isso seguimos com monitoramento constante e adotando todas as providências de segurança”, ressaltou Falcão.

A Prefeitura reforça que segue empenhada em prevenir riscos e proteger a população, garantindo a manutenção e revitalização de áreas estratégicas da cidade.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Árbitro morre após colisão entre moto e caminhonete em estrada no Acre

Raimundo Souza

Ifac inicia diálogo com prefeitura de Feijó para implantação de novo campus

Jamile Romano

Semana de Conscientização do Autismo tem programação especial no Via Verde Shopping nesta semana

Jamile Romano

Petecão anuncia liberação de R$ 5,7 milhões para municípios atingidos pelas enchentes no Acre

Marcio Nunes

Energisa registra mais de 30 ocorrências com pipas na rede elétrica em 2024

Jamile Romano

Nesta segunda-feira, as Uraps estarão abertas das 7h às 13h em Rio Branco

Raimundo Souza