O 1º Feirão do Emprego será realizado nesta sexta-feira, 5, e no sábado, 6, das 8h às 17h, no Museu dos Povos Acreanos, no centro de Rio Branco. Durante a ação, serão oferecidas mais de mil vagas de emprego, além de diversos serviços destinados aos trabalhadores e oportunidades de capacitação profissional. O evento é promovido pelo governo do Acre, por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine), em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego.
O principal objetivo do Feirão é propiciar acesso a empregos, capacitação profissional e facilitar a documentação para o trabalho. Com essa missão, diversos parceiros estarão presentes na atividade, como a Federação das Indústrias do Acre (Fieac), Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agrícola do Acre (Acisa), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Associação Acreana de Supermercados (Asas), Associação dos Distribuidores e Atacadistas do Acre (Adacre), Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), sindicatos patronais, instituições do Sistema S e o Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec).
Mailza Assis, destacou o momento atual da economia no estado e a parceria para a realização do evento: “É fundamental organizarmos essa rede, quem contrata, quem capacita e quem demanda. A Secretaria de Assistência Social trabalha com pessoas que precisam superar a vulnerabilidade por meio do emprego, e essa troca de experiências fortalece essa missão. São mil vagas disponíveis e nem sempre temos, de imediato, pessoas capacitadas, mas temos os instrumentos para prepará-las, como o Ieptec, o Senai. É uma iniciativa em que eu acredito muito, e juntos podemos fortalecer ainda mais cada setor”.
Assurbanípal Mesquita, gestor da Seict, garante que o evento vai propiciar emprego e renda para a população. “O Sine tem sido uma parceria muito promissora para a nossa sociedade, cada vez mais reconhecida, tanto pelas empresas quanto pelas pessoas que querem trabalhar. Essa mobilização conjunta reflete o compromisso do governo com o desenvolvimento socioeconômico”, destaca.
O empresário Adem Araújo, presidente da Asas e da Rede de Supermercados Arasuper, ressaltou que no fim de ano as contratações aumentam e o Feirão facilitará o processo. “Todos os segmentos têm dificuldade em contratar, especialmente supermercados, para funções masculinas. O Feirão chega no momento oportuno, quando reforçamos o quadro em pelo menos 10% para atender o aumento da demanda. Vai facilitar muito o trabalho das equipes de RH”, destaca.
Dentre os serviços que serão oferecidos estão a emissão e regularização de documento de identidade, CPF, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), carteira de trabalho, cadastro no Sine, orientações e elaboração de currículos e orientações para entrevistas de emprego, entre outros.
[Agência de Notícias do Acre]

