23.3 C
Rio Branco
sábado, 17 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Governo do Acre veta projeto que estabelecia critérios para implantação de Centros POP

Publicado em 02/12/2025

O governador Gladson Cameli enviou à Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), nesta terça-feira (2), o veto ao projeto de lei apresentado pelo deputado Adailton Cruz (PSB), que propunha critérios para a implantação dos Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centros POP). A matéria havia sido aprovada recentemente pelos deputados, mas, segundo o Palácio Rio Branco, passou por análise técnica da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), que apontaram a necessidade do veto.

Embora a Sejusp tenha reconhecido que a norma poderia reduzir conflitos e ilícitos em áreas centrais da cidade e garantir atendimento adequado à população em situação de rua, tanto a SEASDH quanto a PGE apresentaram argumentos contrários à proposta.

A SEASDH destacou que o projeto viola diretrizes do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) ao interferir diretamente na organização, gestão e funcionamento da Política de Assistência Social. O texto, segundo a pasta, criava parâmetros e critérios para um equipamento que já é regulamentado nacionalmente: o Centro POP, vinculado à Proteção Social Especial de Média Complexidade.

Já a Procuradoria-Geral do Estado apontou vícios formais e materiais na proposta. Entre eles, a usurpação da competência exclusiva do governador para legislar sobre organização e atribuições da administração pública, além de gerar aumento indireto de despesas, o que viola a Constituição Estadual. A PGE ainda ressaltou que o projeto impunha segrega­ção espacial dos Centros POP, o que contraria princípios como dignidade da pessoa humana, isonomia e direito à cidade, tornando o texto incompatível com a Constituição Federal.

Com o veto, cabe agora à Aleac decidir se mantém ou derruba a decisão do Executivo.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Inovadoras e Empreendedoras: como as mulheres estão revolucionando a economia

Raimundo Souza

No que resultará?

Narciso Mendes

1º Campeonato de Dominó em Braille reúne alunos com deficiência visual em Rio Branco

Marcio Nunes

Acre vive estado de alerta com alta de casos de dengue e baixa cobertura vacinal

Jamile Romano

Jenilson Leite vota cedinho no Fórum Barão do Rio Branco

Marcio Nunes

Prefeitura de Rio Branco leva prevenção ao HIV/Aids para idosos durante o tradicional Forró do Senadinho

Raimundo Souza