26.3 C
Rio Branco
domingo, 30 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Com apoio do Estado, seleção acreana participa de Campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras

A Seleção de Bandas e Fanfarras do Estado do Acre (Sebanfacre) representa o Estado no 32º Campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras, realizado no sábado, 29, e domingo, 30, em Macaé (RJ). A participação acreana foi viabilizada pelo governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM).

Melhores músicos e bailarinos foram selecionados para participarem da competição nacional em Macaé (RJ). Foto: Arquivo

Formada após um processo seletivo conduzido pela Associação das Bandas e Fanfarras do Acre (Abanfacre), a equipe reúne os melhores músicos, bailarinos e artistas do estado. Segundo o presidente da entidade, Anderson Luz, a presença do Acre no campeonato nacional ganhou impulso após a realização da 5ª edição do Campeonato Interestadual de Bandas e Fanfarras, etapa estadual que define os representantes locais.

Anderson Luz, presidente da Associação de Bandas e Fanfarras do Acre, agradece apoio de todos envolvidos nesta realização. Foto: Arquivo

“Neste concurso, participamos com as modalidades de bandas musicais, bandas de percussão sinfônica e rudimentar. As apresentações são divididas por categorias técnicas e faixas etárias: Mirim, Infantil, Infanto-Juvenil, Juvenil e Sênior”, explica Luz. Segundo ele, há grande expectativa entre os acreanos para conquistar um lugar no pódio. “Não é a primeira vez que participamos da competição nacional, e estamos confiantes.”

Marcelo Lima participa da competição como avaliador oficial da região Norte. Foto: Arquivo

O acreano Marcelo Lima atua nesta edição como avaliador oficial da Região Norte e destaca a evolução dos competidores locais. “O campeonato nacional tem forte impacto cultural e pedagógico para todos os integrantes. É um investimento importante na formação musical e artística desses estudantes, e isso fortalece o nosso estado”, afirma.

Em Macaé, a Sebanfacre será avaliada em critérios como coreografia, dificuldade técnica, garbo, alinhamento, sincronismo, evolução de marcha, apresentação cênica, uniformidade e interpretação musical. Para Anderson Luz, o público pode esperar uma performance marcante. “Agradecemos o apoio de todos que acompanham nossa trajetória. É fundamental que os gestores continuem investindo na música para garantirmos resultados cada vez melhores no futuro.”

O presidente da FEM, Minoru Kinpara, ressalta que a participação do Acre no campeonato integra um movimento mais amplo de políticas de valorização cultural. “Vivemos um momento muito positivo no Acre. Assim como no teatro, na música e nas artes em geral, as bandas e fanfarras são instrumentos de transformação social. Por isso, o apoio do governo, em parceria com as prefeituras, é essencial para que esse movimento continue crescendo”, declarou.

Presidente da FEM, Minoru Kinpara, destaca importância do investimento nas fanfarras acreanas. Foto: Arquivo

A edição 2025 do Campeonato Nacional promete ser uma das mais dinâmicas dos últimos anos, com novas categorias, premiações e atividades. Além das apresentações competitivas, o evento oferece feira de produtos musicais, workshops e momentos de integração entre regentes, músicos e entusiastas do movimento marcial.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Deputado Eduardo Ribeiro viabiliza lei que possibilita pagar fiança usando Pix

Jamile Romano

Nota pública sobre suspensão de visitas no Presídio de Cruzeiro do Sul

Raimundo Souza

MPAC lança canal de denúncias anônimas sobre organizações criminosas

Jamile Romano

Indonésia habilita mais 17 frigoríficos do Brasil para exportação de carne bovina

Redacao

Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil é lembrado neste sábado

Raimundo Souza

Nível do Rio Acre apresenta sinais de vazante, aponta Defesa Civil do Estado

Jamile Romano