24.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 15 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Idaf prorroga prazo para Declaração de Rebanhos e reforça campanha de vacinação contra a brucelose no Acre

Publicado em 29/11/2025

Idaf considerou ampliar a adesão dos produtores rurais e assegurar o cumprimento das metas estabelecidas pelo Instituto. Foto: Ascom/Idaf

O governo do Acre, por meio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf), prorrogou, por meio da Portaria IDAF Nº 532, de 25 de novembro de 2025, o prazo para a realização da Declaração Anual de Rebanhos em todo o estado. Os produtores rurais têm até 31 de dezembro de 2025 para atualizar as informações sobre seus animais.

Para cumprir a exigência, o produtor deve comparecer ao escritório do Idaf mais próximo de sua propriedade e realizar a atualização cadastral obrigatória.

A declaração abrange espécies como bovinos, equinos, caprinos, ovinos, suínos, aves (comerciais e de subsistência), animais aquáticos, abelhas e demais espécies de importância econômica para o agronegócio acreano. A medida reforça as ações de defesa agropecuária e contribui diretamente para o controle de doenças e para o ordenamento do trânsito animal no estado.

De acordo com Renan Viana, coordenador do Programa Estadual de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (Peefa), a declaração é fundamental para o planejamento das ações sanitárias.
“A Declaração Anual de Rebanho é um instrumento essencial para o controle sanitário, pois nos permite acompanhar a realidade do campo e direcionar estratégias de prevenção, vigilância e resposta rápida a possíveis ocorrências de doenças”, destacou.

Declaração abrange espécies como bovinos, equinos, caprinos, ovinos, suínos, aves (comerciais e de subsistência), animais aquáticos, abelhas e outras espécies. Foto: Ascom/Idaf

Nesta etapa, os produtores também devem registrar a vacinação obrigatória contra a brucelose em fêmeas bovinas e bubalinas de 3 a 8 meses de idade. O registro deve ser realizado até 31 de dezembro, data de encerramento da campanha.

O coordenador do Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose, o médico-veterinário Jean Carlos Torres, reforçou a importância do cumprimento das obrigações sanitárias.
“A participação do produtor é indispensável para manter o Acre com um status sanitário seguro. Tanto a declaração de rebanhos quanto a vacinação contra a brucelose garantem organização, transparência e segurança na movimentação dos animais, fortalecendo todo o setor produtivo”, afirmou.

Declaração é fundamental para a sanidade e controle das doenças animais, a garantia do status sanitário do estado. Foto: Ascom/Idaf

O Idaf alerta que o não cumprimento do prazo pode gerar multas, bloqueio da Guia de Trânsito Animal (GTA) e outras restrições sanitárias, impactando diretamente a comercialização e o transporte dos rebanhos.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Workshop, contação de histórias e Feira de Mulheres Empreendedoras movimentam programação cultural nesta semana

Jamile Romano

Projeto Esperançar realiza oficinas na Reserva Extrativista Chico Mendes

Marcio Nunes

Nova Mesa Diretora da Aleac tomará posse em sessão solene no próximo sábado,1

Jamile Romano

Boletim da seca – nível dos rios, qualidade do ar e previsão do tempo – 22 de outubro

Jamile Romano

STF reage à decisão da Câmara que manteve mandato de Zambelli

Kevin Souza

Mulheres que inspiram: A jornada da Microempreendedora Individual Lucilene Gomes

Jamile Romano