29.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 27 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Segurança Pública intensifica divulgação do Disque Denúncia no interior do Acre

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp), por meio do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), vem realizando desde junho uma ação itinerante de divulgação dos números de Disque Denúncia em municípios do estado, iniciativa que teve intensificação nesta semana nos municípios de Acrelândia, Plácido de Castro, Porto Acre, Senador Guiomard e nas comunidades Vila do Incra, Vila Caquetá e Vila Campinas. Na próxima sexta-feira, 28, será a vez do município de Bujari.

Equipes do CICC intensificam divulgação dos canais de denúncia em todo o Acre. Foto: cedida

A iniciativa faz parte da campanha Sua Voz Importa e tem como objetivo orientar a população sobre o uso correto dos serviços de atendimento, ampliar o alcance das informações e fortalecer a comunicação direta entre cidadãos e forças de segurança.

A ação vem percorrendo todos os municípios acreanos, levando panfletagem, orientações e diálogos com moradores, comerciantes e lideranças comunitárias. Durante as visitas, equipes do CICC reforçaram a importância do uso adequado dos canais: Disque Denúncia Nacional 100 (Direitos Humanos), 180 (Central de Atendimento à Mulher) e o disque denúncia estadual 181 (Disque Denúncia) para todo tipo de denúncia. Todos os serviços são seguros e anônimos.

Sejusp ampliou os conhecimentos sobres os disque denúncias no Centro de Referência da Assistência Social. Foto: cedida

O trabalho faz parte de um esforço contínuo de modernização e integração dos serviços de segurança pública. Recentemente, o Acre passou a operar o CAD 3.0, sistema que permite maior precisão na localização de chamadas e mais agilidade no despacho de viaturas. A atualização, integrada ao Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp) e Central de Atendimento e Despacho (Cad), tem sido fundamental para melhorar o tempo de resposta em ocorrências em todo o estado.

A campanha inclui esclarecimentos sobre quando utilizar cada número, a importância de não realizar trotes e de fornecer informações precisas ao operador durante a chamada. Equipes relataram que, em alguns municípios visitados, parte da população ainda desconhecia a existência do 181, canal sigiloso para denúncias que auxiliam no combate a crimes como tráfico de drogas, violência doméstica, furtos e outros delitos.

Representante do Disque Denúncia, Miram dos Santos afirma que as denúncias anônimas são eficientes e totalmente seguras. Foto: cedida

A representante do Disque Denúncia, Miriam dos Santos, afirma que a ação busca não só divulgar os serviços, mas também esclarecer sobre a segurança que os canais promovem. “A nossa ação tem fortalecido muito a divulgação dos canais de denúncia. O principal objetivo é fazer com que a população conheça e confie no Disque Denúncia, entendendo que ele funciona 24 horas e que a denúncia é totalmente anônima. Nós reforçamos que o sistema não registra nem grava o número ou a ligação, garantindo que o denunciante jamais seja identificado”, afirmou.

A campanha prossegue como parte das estratégias estaduais para fortalecer a segurança pública, promover conscientização e garantir que cada cidadão saiba exatamente onde buscar ajuda em situações de urgência.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Sebrae inova na Expoacre 2024 impulsionando a sustentabilidade e a bioeconomia

Marcio Nunes

Visando dar mais qualidade aos trabalhos da gestão, Prefeitura de Rio Branco realiza encontro para servidores de RHs

Marcio Nunes

Projeto literário desperta gosto pela leitura na Escola Elozira dos Santos Thomé

Redacao

Com projeto do REFIS para ser votado, presidente da ALEAC recebe secretário da SEFAZ e garante celeridade

Jamile Romano

Para a Expoacre 2025 já estão disponíveis os Ingressos: evento comemora 50 anos com uma estrutura de alto padrão

Raimundo Souza

Carnaval da Família: bailinho infantil e dos idosos traz alegria e inclusão no terceiro dia de folia

Raimundo Souza