25.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 27 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Governador Gladson prestigia lançamento de livro sobre legado de Orleir Cameli em Rio Branco

O governador do Acre, Gladson Camelí, participou na noite desta quarta-feira, 26, em Rio Branco, do lançamento do livro “Orleir Cameli – Um homem à frente do seu tempo”, escrito pela professora, pesquisadora e ex-primeira-dama do Estado, Beatriz Barroso Cameli. A obra, que resgata a trajetória política, empresarial e familiar do ex-governador, teve sua apresentação no Centro Cultural do Tribunal de Justiça do Acre, com apoio da Fundação Elias Mansour (FEM).

  • Governador prestigiou lançamento da obra de Beatriz Cameli. Foto: José Caminha/Secom

O evento reuniu autoridades, familiares, amigos e admiradores para uma conversa sobre a vida e as contribuições de Orleir Cameli, seguida de sessão de autógrafos com a autora. Visivelmente emocionado, o governador ressaltou a importância da marca deixada pelo tio.

Evento foi prestigiado por familiares, amigos e admiradores da família Cameli. Foto: José Caminha/Secom

“Fico feliz de ver o legado da minha família bem preservado. Essa homenagem para o meu tio é mais do que merecida; ele é um homem exemplar, que sempre me inspirou muito. Foi com ele que aprendi o valor de cuidar das pessoas”, afirmou.

Quebrando o protocolo durante a solenidade, Gladson falou também como sobrinho e admirador de Orleir: “A história não pode ser esquecida, com determinação e esse conhecimento do nosso passado, conseguimos vencer os desafios”.

Gladson Camelí: “A história não pode ser esquecida. Com determinação e esse conhecimento do nosso passado, conseguimos vencer os desafios”. Foto: José Caminha/Secom

Beatriz Cameli define a obra como “um livro pedagógico essencial para quem deseja compreender momentos marcantes da história do Acre”. Em mais de 400 páginas, a autora aborda desde o Ciclo da Borracha e a vivência da sociedade amazônica até relatos da Revolução Acreana, sob a perspectiva dos moradores do Vale do Juruá.

Obra foi lançada no Centro Cultural do Tribunal de Justiça do Acre, com apoio da Fundação Elias Mansour (FEM). Foto: José Caminha/Secom

“Estou escrevendo esse livro desde 2010, com muito carinho, buscando documentar a grandiosidade de Orleir, além de contar a história do nosso estado intrínseca à sua jornada política. Agora essa história sai do meu coração e vai para a sociedade”, destacou a autora.

Obra de Beatriz traz narrativa detalhada da origem de Orleir Cameli e de seu protagonismo no Acre. Foto: José Caminha/Secom

Orleir Cameli governou o Acre de 1995 a 1998 e faleceu em 2013. Natural de Cruzeiro do Sul, iniciou sua vida pública como prefeito do município, eleito em 1992. Sua gestão estadual ficou marcada por obras estruturantes, como a primeira unidade de terapia intensiva (UTI) da Fundação Hospitalar do Acre (Fundhacre) e a criação da Delegacia da Mulher.

Já Beatriz Cameli, nascida no distrito de Ibéria, no Peru, mudou-se para o Acre após se casar com Orleir, em 1979. Desde então, tornou-se referência cultural e social em Cruzeiro do Sul, dedicando-se à educação e ao estudo das tradições regionais.

Além de Rio Branco, o livro já foi lançado em Cruzeiro do Sul e Brasileia. A agenda de lançamentos continua nesta sexta-feira, 28, em Sena Madureira, no auditório da Escola Professor Messias Rodrigues de Souza, na Travessa Guilherme, bairro Pista. Em Tarauacá, o evento está agendado para o sábado, 29, no Teatro Municipal José Potyguara, localizado na Rua Coronel Juvêncio Menezes, 396, Centro.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Opinião- Com dossiês e chantagens, os golpistas querem o Brasil refém de Donald Trump

Raimundo Souza

2ª Vara da Infância e Juventude disciplina acesso e permanência de crianças e adolescentes na Expoacre 2024

Raimundo Souza

O Que a Inflação Lady Gaga Revela Sobre o Funcionamento dos Mercados

Raimundo Souza

Prefeitura e Defesa Civil buscam soluções para abastecimento de água em Rio Branco

Raimundo Souza

“Careca do INSS” promete entregar a PF documentos que provam inocência

Redacao

Governo monitora situação do Rio Juruá durante período de chuvas intensas

Raimundo Souza