25.3 C
Rio Branco
terça-feira, 25 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Aberta ao público, 11ª edição da Mostra Viver Ciência tem início nesta quarta-feira em Rio Branco

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), realiza nesta quarta e quinta-feira, 26 e 27, das 8h às 17h, na Escola Glória Perez, em Rio Branco, a 11ª Mostra Acreana de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação – Viver Ciência.

Mostra se consolidou como espaço de iniciação científica, valorização da diversidade cultural e estímulo à criatividade juvenil. Foto: Mardilson Gomes/SEE

O evento, aberto ao público, reúne estudantes, professores, pesquisadores e a comunidade em geral, para dois dias de exposições científicas, oficinas, apresentações culturais e rodas de conversa.

Em 2025, traz o tema “Das águas da Amazônia aos oceanos: conexões que sustentam a vida e a cultura”, convidando os estudantes a explorar a ciência a partir da relação entre água, biodiversidade, cultura e sustentabilidade.

A edição deste ano é uma das mais representativas da história do evento. Serão expostos 178 projetos de pesquisa, produzidos em 67 escolas das redes estadual, municipal e privada, contemplando instituições urbanas, rurais, integrais e escolas do campo.

Evento estimula a autonomia intelectual, a criatividade e o pensamento crítico. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Entre os destaques, está a forte participação da Educação de Jovens e Adultos (EJA), responsável por 44 trabalhos selecionados, reforçando o caráter inclusivo da Mostra e o potencial da produção científica em todas as etapas da vida.

Segundo a coordenação, o recorte temático desta edição permite integrar diferentes áreas do conhecimento e incentivar reflexões sobre sustentabilidade, tecnologia, inovação, modos de vida ribeirinhos, impactos ambientais e uso responsável dos recursos naturais.

“O tema orienta as investigações apresentadas pelos estudantes e destaca a importância da água para a biodiversidade, para a organização das sociedades humanas e para a manutenção dos ecossistemas”, explica a coordenadora da Viver Ciência 2025, Anne Ruela, para quem a Mostra é um espaço que “transforma ideias em conhecimento e conhecimento em ação”.

“Mostra é um espaço que transforma ideias em conhecimento e conhecimento em ação”, disse Anne Ruela, coordenadora do evento. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Ao longo de onze edições, a Viver Ciência também ampliou seu alcance com iniciativas como a Viver Ciência Itinerante, que levou práticas de iniciação científica a municípios distantes, fortalecendo a interiorização da educação científica.

Foram desenvolvidos ainda documentos orientadores, materiais pedagógicos e guias metodológicos que auxiliam professores e estudantes na elaboração de projetos, contribuindo para a consolidação de processos formativos contínuos.

Com 178 projetos apresentados em 2025, a Viver Ciência demonstra o potencial criativo da comunidade escolar. Foto: Mardilson Gomes/SEE

O evento se destaca também pela articulação entre diferentes instituições. A cada ano, cresce a presença de órgãos públicos, universidades, institutos de pesquisa e entidades parceiras, fortalecendo a formação cidadã e ampliando oportunidades para a comunidade escolar. Essa integração tem elevado a qualidade dos projetos apresentados e estimulado a criação de redes de cooperação.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Prefeitura de Rio Branco realiza intervenção em adutora rompida no Centro da capital

Jamile Romano

Resolução de obrigatoriedade de instalação da boia nos reservatórios de água entra em vigor

Raimundo Souza

Datafolha: 71% veem Lula candidato à reeleição; Alckmin cresce como plano B

Raimundo Souza

O deputado federal Roberto Duarte lamenta o falecimento do ex-governador Flaviano Melo

Raimundo Souza

Vereadores de Rio Branco autorizam a RBtrans a gastar R$ 13,5 milhões no transporte coletivo.

Raimundo Souza

Com apoio do Estado, projeto que capacita alunos e professores no combate ao Aedes aegypti no Acre é lançado

Marcio Nunes