23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Tribuna Livre: Senador Marcio Bittar abre o jogo sobre a difícil missão de sua reeleição e a complexa teia de alianças com o prefeito Bocalom e o Governador Gladson Cameli

Publicado em 24/11/2025

Em um tom combativo, Bittar denuncia o que chama de “invasão do STF” sobre o Congresso, revela bastidores de pressões em Brasília e detalha como garantiu R$ 1 bilhão em recursos para o estado, além de fazer uma defesa emocionada de Jair Bolsonaro e criticar duramente a atuação de ONGs na Amazônia.

Reeleição:
Bittar prioriza sua reeleição em cenário desafiador. O senador admite que sua campanha à reeleição é difícil e prioridade absoluta do PL, destacando que não pode tomar atitudes precipitadas sobre o governo estadual para não prejudicar aliados. Ele analisa o cenário com múltiplos candidatos fortes, como Jorge Viana e Petecão.

STF x Senado:
Bittar classifica como uma “invasão de poder” a atuação do Supremo Tribunal Federal sobre o Congresso Nacional. Ele argumenta que o Senado é o único poder capaz de frear o STF, mas que atualmente falta coragem e votos suficientes para tal enfrentamento.

Veto a Messias:

O senador revela que comunicou à liderança do PL (Valdemar Costa Neto) e da oposição que não votará em “Messias” (indicado de Lula) para o STF em hipótese alguma. Ele justifica que não pode apoiar alguém que representa a ideologia que ele combateu a vida inteira.

Divisão da Direita:

Relembrando eleições passadas, Bittar alerta para o perigo da divisão dos votos da direita, que historicamente permitiu vitórias da esquerda (como a de Marina Silva no passado). Ele prega a união para evitar que a esquerda retome o poder no estado.

Aliança com Bocalom:

O senador reforça que, se depender dele, a aliança vitoriosa entre PP, União Brasil e PL será mantida. Ele elogia a gestão de Tião Bocalom em Rio Branco, citando o subsídio no transporte público e obras com recursos próprios como exemplos de sucesso administrativo.

Obras Travadas:

O senador relata a dificuldade de realizar obras estruturantes, como a ponte do Juruá e a recuperação da BR-364, devido a entraves colocados por ONGs financiadas por países concorrentes do Brasil, como a Noruega, que exploram petróleo enquanto bloqueiam o Brasil.

1 Bilhão Garantido:

Relembrando seu tempo como relator do Orçamento, Bittar detalha como garantiu mais de R$ 1 bilhão em emendas para o Acre. Ele conta um episódio tenso com Paulo Guedes, onde Bolsonaro interveio para garantir que os recursos do estado não fossem cortados.

Obras entregues:

São listadas as obras viabilizadas com suas emendas, incluindo a Ponte da Sibéria em Xapuri (esperada há 60 anos) e a estrada ligando Bujari a Porto Acre. Bittar enfatiza que essas obras são fruto direto de sua articulação com o governo Bolsonaro.

Lealdade a Bolsonaro:
De forma emotiva, Bittar reafirma sua lealdade a Jair Bolsonaro, a quem chama de “homem honesto” e vítima do sistema. Ele diz que sua gratidão vai além da política, citando o apoio irrestrito que recebeu do ex-presidente para enviar recursos inéditos ao Acre.

Veja abaixo a íntegra da entrevista concedida pelo Senador Márcio Bittar, você pode acompanhar também a partir das 21h45 na Tv Rio Branco, canal 8.1, logo após programa Roda Viva da Tv Cultura e no YouTube, pelo canal tvriobranco8.1.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Receita paga hoje restituições de lote residual do Imposto de Renda

Jamile Romano

No Dia Nacional de Luta pela Educação Inclusiva, governo destaca avanço na inclusão de alunos com deficiência à rede regular

Jamile Romano

Governo publica convocação do processo seletivo do ensino especial da Secretaria de Educação

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco fiscaliza trânsito no primeiro Elevado da capital para instruir motoristas infratores

Marcio Nunes

Em audiência pública Aleac debate Segurança Pública e Valorização dos Agentes

Marcio Nunes

TJAC divulga gabarito final e o resultado preliminar do processo seletivo para estagiários

Jamile Romano