26.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Paciente de Cruzeiro do Sul recebe fígado em mais um transplante realizado na Fundhacre

Publicado em 21/11/2025

Cirurgiões especializados conduzem o transplante de forma conjunta. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

Mais um paciente acreano que aguardava na fila de transplantes pôde ser beneficiado nesta quinta-feira, 20, na Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo (Fundhacre), em Rio Branco. Mesmo no feriado, as equipes se mobilizaram para que o 15º transplante de fígado do ano fosse realizado no limite de tempo ideal, desde a captação do órgão até a chegada do paciente ao centro cirúrgico.

O receptor é um homem de 66 anos, morador de Cruzeiro do Sul, que foi transferido para Rio Branco com apoio do Tratamento Fora de Domicílio (TFD) da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre). O fígado veio de Rondônia, transportado com apoio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer). O trabalho foi integrado entre os estados, por meio da coordenação das Centrais de Transplantes do Acre e Rondônia.

A coordenadora do Serviço de Transplantes da Fundhacre, Valéria Monteiro, acompanhou a operação e ressaltou o esforço das equipes. “Isso só é possível graças a uma família que aceita a doação de órgãos e ao trabalho de uma equipe multidisciplinar. O transplante é um processo de várias mãos, com o empenho de diversos profissionais e de uma gestão que disponibiliza todos os recursos necessários para que possamos agir desde a captação até o transporte do órgão em tempo hábil”.

Diversas equipes foram mobilizadas para o transporte do órgão e a realização do procedimento. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

Um dos cirurgiões que realizou o transplante, Aloysio Coelho lembrou da importância de ser doador: “Sempre deixamos o nosso agradecimento e reconhecimento à família que, nesse momento de luto, decidiu doar os órgãos do seu ente querido para beneficiar outras pessoas que estavam sofrendo, na lista de espera. Esse ato salva vidas. E reforço aqui o nosso pedido: comunique sua família sobre seu desejo de ser doador. Assim conseguimos ajudar mais pacientes”.

Para a presidente da Fundhacre, Sóron Steiner, cada procedimento é uma vitória coletiva. “O Acre mostra que é possível fazer medicina de alta complexidade com responsabilidade e humanidade. Um transplante só acontece porque muita gente trabalha junto: quem está na gestão, quem está nas equipes e, principalmente, quem autoriza a doação em um momento tão difícil. Isso traz esperança para quem espera por uma nova chance”, diz.

O transplante foi concluído com sucesso e o paciente segue em acompanhamento pela equipe especializada da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Fundhacre.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Cronologia do golpe: como Bolsonaro planejou ações para se manter no poder, segundo a PGR

Raimundo Souza

Com apoio do governo, Movimento Acreano de Pessoas em Situação de Rua inicia programação comemorativa

Raimundo Souza

Governadora em exercício Mailza nomeia novos membros do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência para o biênio 2025-2027

Redacao

Governo do Acre auxilia o Saerb na manutenção das estações de tratamento de água em Rio Branco

Jamile Romano

Tribunal de Ética e Disciplina terá pela primeira vez uma mulher na Presidência

Raimundo Souza

Governo do Acre convoca aprovados no concurso do ISE para inspeção médica e entrega de documentos

Kevin Souza