22.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
BrasilGeralMundo

Trump retira tarifa adicional de 40% sobre produtos brasileiros como carne, café e frutas

Publicado em 20/11/2025

Presidente dos Estados Unidos assinou ordem executiva nesta quinta-feira, 20 Foto: Brendan Smialowski/BRENDAN SMIALOWSKI

Presidente dos Estados Unidos assinou ordem executiva nesta quinta-feira, 20, e atribui medida ao avanço das negociações com o governo brasileiro

Por Redação | ESTADÃO

O presidente dos Estados UnidosDonald Trump, assinou uma ordem executiva nesta quinta-feira, 20, retirando a tarifa adicional de 40% imposta a diversos produtos brasileiros, em meio aos avanços nas negociações entre os dois países. Na prática, a decisão retira a sobretaxa de itens importantes para o setor exportador do País, como o café e a carne bovina

A medida é retroativa, valendo para produtos que entraram no país a partir de 13 de novembro.

Trump atribuiu a medida ao avanço das negociações com o Brasil. “Houve progresso inicial no andamento das negociações com o governo brasileiro”, afirmou.

Na semana passada, Trump assinou uma outra ordem executiva retirando a tarifa recíproca de 10% sobre a importação de produtos agropecuários como carne bovina, banana, café e tomate, em um momento em que o governo está sob pressão para reduzir o custo de vida dos americanos.

A Casa Branca, no entanto, havia mantido a tarifa adicional de 40% sobre o Brasil – que caiu para diversos produts nesta quinta-feira, 20.

A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) celebrou a decisão da Casa Branca. “A medida demonstra a efetividade do diálogo técnico e das negociações conduzidas pelo governo brasileiro, que contribuíram para um desfecho construtivo e positivo”, diz a associação em nota.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

OCA Brasileia completa 1 ano com mais de 40 mil atendimentos realizados

Raimundo Souza

Taxa de analfabetismo no Acre supera média nacional e expõe desafio educacional

Kevin Souza

Gladson doa R$ 10 mil para ações filantrópicas da maçonaria durante costelão; veja o vídeo

Raimundo Souza

Confusão no Pronto-Socorro de Rio Branco termina com três feridos a tiros pela PM

Raimundo Souza

Polícia Militar do Acre inicia 1º Seminário Trinacional da Patrulha Maria da Penha

Redacao

Receita adia início da autorregularização de dívidas

Marcio Nunes