24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Acre ocupa 2ª posição nacional no ranking dos estados com maior equilíbrio racial

Refletindo uma menor disparidade entre negros e brancos, o Acre conquistou a 2ª posição no Ranking dos Estados com Maior Equilíbrio Racial, conforme o Índice Folha de Equilíbrio Racial (Ifer) do Centro de Liderança Pública (CLP). Este resultado coloca o estado da Região Norte em destaque nacional por apresentar uma das menores distâncias entre as populações negra (pretos e pardos) e branca nos indicadores sociais cruciais.

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) desenvolve políticas públicas que equilibram as disparidades sociais e raciais no estado.

“Receber a notícia de que o Acre alcançou o segundo lugar no ranking de equilíbrio racial é, antes de tudo, um reconhecimento do caminho que temos construído com diálogo, políticas públicas e respeito. No Dia da Consciência Negra, este resultado reforça que estamos no rumo certo, mas também nos lembra que a luta contra o racismo estrutural é diária e exige compromisso permanente. No governo, trabalhamos para garantir oportunidades, dignidade e voz para todos, especialmente para aqueles que, historicamente, foram invisibilizados. Que este avanço nos motive a seguir firmes, construindo um Acre mais justo, igualitário e humano”, frisou a vice-governadora e titular da SEASDH, Mailza Assis,

Entre as ações estruturantes desenvolvidas pelo governo do Estado, destaca-se o incentivo para que os municípios acreanos realizem a adesão ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir).

Mailza ressaltou as ações desenvolvidas pelo governo. Foto: Neto Lucena/Secom

“A adesão promove a articulação de políticas públicas em rede, fortalecendo a cooperação entre as esferas federal, estadual e municipal, além de possibilitar o acesso prioritário a programas e iniciativas do governo federal. A integração ao sistema também favorece a criação e o fortalecimento de conselhos municipais voltados à promoção da igualdade racial”,  acrescentou Mailza Assis.

O Índice Ifer mede o desequilíbrio (disparidade) racial em três dimensões-chave, onde um valor mais próximo de zero significa maior equilíbrio. São avaliados os dados e disparidades entre o acesso e conclusão do Ensino Superior Completo, a renda média, e a expectativa de vida. Quanto menor a diferença entre esses grupos raciais, melhor posicionado o estado fica no ranking.

O Acre obteve uma pontuação que o coloca entre as unidades federativas com menor desigualdade racial no país, atrás apenas do Amapá, que ficou em primeiro lugar. 

A alta colocação do Acre indica que, dentro do seu território, as diferenças entre negros e brancos nessas três áreas são significativamente menores do que na maioria dos outros estados brasileiros, incluindo grandes centros econômicos como São Paulo e Rio de Janeiro, que ocupam as últimas posições.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governador destaca parceria e sucesso do 25º Festival do Açaí em Feijó

Marcio Nunes

Boletos podem ser pagos por Pix a partir desta segunda-feira

Raimundo Souza

Governo planeja estratégias para atuação e socorro dos mais de 11 mil afetados pelas enchentes

Jamile Romano

Acre integra painel do BNDES sobre concessões florestais na COP30

Raimundo Souza

Prefeitura de Rio Branco realiza limpeza de balseiros na captação de água

Jamile Romano

Corregedoria-Geral da Justiça do Acre é destaque no 5° Fórum Nacional Fundiário

Jamile Romano