O antigo evento Gamecom, rebatizado como Headscon, iniciou sua edição de 2025 na última terça-feira, 18, no Sesc Bosque, e já se estabelece como um marco para o desenvolvimento da economia criativa e da indústria de games na Amazônia. A TV Rio Branco, por meio do apresentador e jornalista Antônio Muniz, acompanhou o evento na quarta-feira, 19, que segue com programação intensa até esta quinta-feira, 20.
O evento é visto como um movimento estratégico para a integração entre juventude, tecnologia e inovação na região. A CEO da plataforma, Ana Paula Rocha, destacou a importância da iniciativa para o estado:
“A Headscon, aqui na capital acreana, simboliza o desenvolvimento econômico da região. O público pode esperar bastante experiência e conhecimento sobre o mercado de games, entender como buscar uma profissão nesse segmento e, claro, muita diversão”, afirmou.
Salto na Produção de Jogos e Descentralização do Mercado
A Mostra de Jogos da Amazônia Legal, que integrou o primeiro dia da Headscon, apresentou aos visitantes cinco produções genuinamente acreanas. Este número evidencia o rápido crescimento do setor no estado.
“Quando chegamos aqui em 2023, não havia nenhuma equipe de desenvolvimento consolidada. Hoje já temos mais de oito equipes no estado. Nosso objetivo é mostrar a potência do Acre e fazer com que a Amazônia seja mais representada na área de criação de jogos”, explicou Ana Paula Rocha, ressaltando o salto na formação de novos estúdios.
Segundo a CEO, a missão central da Headscon é descentralizar a indústria, que historicamente se concentra no eixo Rio–São Paulo. “Nascemos para descentralizar esse mercado, e estamos conseguindo realizar isso aqui na Amazônia”, enfatizou.
Veja a íntegra do vídeo da TV Rio Branco:

