22.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

AMPAC defende que Gladson Cameli nomeie o mais votado para Procurador-Geral de Justiça

Publicado em 19/11/2025

A Associação do Ministério Público do Estado do Acre (AMPAC) divulgou nota pública nesta quarta-feira (19) defendendo que o governador Gladson Cameli respeite o resultado da eleição interna e nomeie o candidato mais votado para comandar o Ministério Público no biênio 2026–2028.

A eleição ocorreu na terça-feira (18) e contou com a participação de todos os membros aptos a votar. O procurador de Justiça Oswaldo D’Albuquerque liderou a disputa com 49 votos. Na sequência, apareceram a promotora de Justiça Marcela Ozório, com 45 votos, e o procurador Álvaro Pereira, que recebeu 40 votos. Os três compõem a lista tríplice que será enviada ao chefe do Executivo.

No comunicado, a AMPAC parabeniza os concorrentes e reforça que, embora a lei não obrigue o governador a escolher o mais votado, essa prática “fortalece a lógica democrática e prestigia a vontade da classe”. Por isso, a entidade manifesta apoio explícito à nomeação do primeiro colocado.

A mesma posição foi encaminhada oficialmente ao governador em um ofício assinado conjuntamente com o presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), Tarcísio Bonfim.

Segundo a AMPAC, defender a escolha do mais votado contribui para equilibrar autonomia institucional, critérios técnicos e legitimidade — pilares considerados fundamentais para o bom funcionamento do Ministério Público.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Sema apresenta ações durante o 1º Circuito Interseccional da Amazônia Etapa Acre

Raimundo Souza

Operação conjunta prende criminosos que aplicavam “golpe do Pix” no Acre

Jamile Romano

Como 15 meses de guerra devastaram Gaza

Raimundo Souza

Com descobertas históricas e investimentos inéditos, turismo e empreendedorismo do Acre crescem em 2025

Raimundo Souza

Assim me comportava

Narciso Mendes

Segurança Pública celebra 11 anos do Conjunto Habitacional Cidade do Povo

Raimundo Souza