22.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 28 de maio de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

AMPAC defende que Gladson Cameli nomeie o mais votado para Procurador-Geral de Justiça

Publicado em 19/11/2025

A Associação do Ministério Público do Estado do Acre (AMPAC) divulgou nota pública nesta quarta-feira (19) defendendo que o governador Gladson Cameli respeite o resultado da eleição interna e nomeie o candidato mais votado para comandar o Ministério Público no biênio 2026–2028.

A eleição ocorreu na terça-feira (18) e contou com a participação de todos os membros aptos a votar. O procurador de Justiça Oswaldo D’Albuquerque liderou a disputa com 49 votos. Na sequência, apareceram a promotora de Justiça Marcela Ozório, com 45 votos, e o procurador Álvaro Pereira, que recebeu 40 votos. Os três compõem a lista tríplice que será enviada ao chefe do Executivo.

No comunicado, a AMPAC parabeniza os concorrentes e reforça que, embora a lei não obrigue o governador a escolher o mais votado, essa prática “fortalece a lógica democrática e prestigia a vontade da classe”. Por isso, a entidade manifesta apoio explícito à nomeação do primeiro colocado.

A mesma posição foi encaminhada oficialmente ao governador em um ofício assinado conjuntamente com o presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), Tarcísio Bonfim.

Segundo a AMPAC, defender a escolha do mais votado contribui para equilibrar autonomia institucional, critérios técnicos e legitimidade — pilares considerados fundamentais para o bom funcionamento do Ministério Público.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo do Acre fortalece diálogo com lideranças da APA Lago do Amapá e avança na implementação do Programa de Resiliência Socioambiental

Raimundo Souza

Som do Acre prorroga inscrições para oficinas e mapeamento da cena musical autoral

Marcio Nunes

Prefeitura de Rio Branco oferece até 3 mil procedimentos odontológicos à comunidade pesqueira

Marcio Nunes

Na CPMI, Lupi diz que governo não tinha dimensão das fraudes no INSS

Marcio Nunes

Boletim da seca – nível dos rios, qualidade do ar e previsão do tempo – 5 de outubro

Raimundo Souza

Brasil precisa avançar na proteção à saúde em casos de poluição do ar

Raimundo Souza