25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Saúde fortalece ações de prevenção e manejo das ISTs com oficinas realizadas em municípios acreanos

Com o compromisso de fortalecer as ações de prevenção, diagnóstico e manejo das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) no estado, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio do Núcleo de ISTs, realizou a “Oficina de imersão em infecções sexualmente transmissíveis: planejamento, manejo clínico, epidemiológico e apoio diagnóstico”. A atividade ocorreu ao longo dos meses de setembro e outubro, antecipando as ações do Dezembro Vermelho, campanha nacional de mobilização na luta contra o HIV, a Aids e outras ISTs.

A oficina percorreu os municípios de Tarauacá, Feijó, Cruzeiro do Sul, Xapuri, Assis Brasil, Epitaciolândia e Brasileia, reunindo profissionais de diferentes áreas da rede pública de saúde, de agentes comunitários a médicos, em um movimento integrado de capacitação e fortalecimento técnico.

Iniciativa reforça o papel da formação continuada como instrumento essencial para o aprimoramento da atenção à saúde. Foto: cedida

“Durante as oficinas, foram abordados temas fundamentais para a qualificação dos serviços, com destaque para a capacitação em Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e Profilaxia Pós-Exposição (PEP) ao HIV, estratégias reconhecidas pelo Ministério da Saúde como pilares essenciais da prevenção combinada ao vírus”, explicou o coordenador do Núcleo de Infecções Sexualmente Transmissíveis da Sesacre, Jozadaque Beserra.

Os participantes também receberam o Guia Prático de Execução do Teste Rápido, que orienta a realização de exames para diagnóstico de ISTs, HIV, hepatites virais e sífilis. A atividade contou com momentos teóricos e práticos, garantindo maior segurança e padronização nos procedimentos.

Um dos pontos altos da oficina foi a aplicação da Matriz SWOT/FOFA junto às equipes municipais, ferramenta que permitiu identificar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças relacionadas à gestão e execução das ações de ISTs em cada território.

Oficina percorreu os municípios de Tarauacá, Feijó, Cruzeiro do Sul, Xapuri, Assis Brasil, Epitaciolândia e Brasiléia. Foto: Cedida

“Essa análise colaborativa servirá de base para o planejamento estratégico local, com o objetivo de aprimorar os fluxos de atendimento, ampliar o acesso ao diagnóstico e fortalecer o acompanhamento das pessoas vivendo com ISTs”, destacou Beserra.

Em diversos municípios, as aberturas das oficinas contaram com a presença de autoridades locais, como prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais de saúde, demonstrando o comprometimento das gestões municipais com o fortalecimento da vigilância em saúde e a ampliação das políticas públicas de prevenção e cuidado.

A iniciativa reforça o papel da formação continuada como instrumento essencial para o aprimoramento da atenção à saúde e o enfrentamento das ISTs de forma integrada, humanizada e baseada em evidências.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Estado divulga programação oficial da Expoacre, que terá show de Fernanda Brum na noite gospel

Marcio Nunes

Governo inicia as inscrições para a Cavalgada 2024 nesta quarta-feira

Raimundo Souza

Com aeronave Harpia 3, Estado realiza atendimento emergencial no Juruá e salva criança indígena com problemas respiratórios

Raimundo Souza

Polícia Civil do Acre cumpre mandado de prisão contra condenado por estupro de vulnerável em Senador Guiomard

Jamile Romano

Donald Trump recebe apoio da 8ª mulher mais rica do mundo

Raimundo Souza

Missão técnica leva empresários acreanos ao Oeste catarinense

Marcio Nunes