22.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
BrasilGeral

Ministério da Saúde prepara ação em 4 frentes contra médicos que faturam com conteúdos antivacina

Publicado em 16/11/2025

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, prepara ações contra médicos que divulgam conteúdo antivacina nas redes sociais Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por Alvaro Gribel | ESTADÃO

Estadão revelou que profissionais de saúde usam redes sociais para divulgar, sem fundamento, que vacinas mRNA causam uma suposta ‘síndrome pós-spike’

BRASÍLIA – O Ministério da Saúde prepara medidas em quatro frentes contra médicos que têm postado conteúdos “antivacina” nas redes sociais e faturado com a venda de cursos, consultas e tratamentos sem comprovação científica, conforme revelou o Estadão. Entre as ações, está a representação criminal na Justiça contra esses profissionais.

Pela manhã, o ministro Alexandre Padilha já havia ido às redes sociais anunciar que, em conjunto com a Advocacia-Geral da União (AGU), adotaria “medidas cabíveis” contra a difusão do que esses médicos chamam de “síndrome pós-spike” ou “spikeopatia”, em relação a vacina de RNA mensageiro (mRNA), usada durante a pandemia de Covid-19.

Em conversa com o Estadão, Padilha afirmou que a conduta desse profissionais é a “mistura do negacionismo com a ganância” e que a partir desta segunda-feira a pasta iniciará os procedimentos legais.

“Primeiro, ao lado da AGU, vamos entrar com uma representação junto ao Conselho Regional de Medicina. Segundo, entraremos com ação civil pública, porque esses profissionais afrontam o direito à saúde por propagar desinformação. Isso pode levar a indenizações por ferir direitos coletivos”, afirmou Padilha.

“Terceiro, vamos entrar com ação criminal em face da venda de tratamentos falsos, a partir do que é considerado crimes de saúde pública. Quarto, a AGU já está analisando notificação extrajudicial junto às plataformas digitais, para retirar de imediato conteúdos de venda de cursos, venda de materiais, propagação de informação mentirosa sobre vacinas e sobre saúde”, completou Padilha.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Bebê Aurora Maria foi queimada durante o banho, confirma hospital, e Pedro Pascoal deve demitir a profissional

Raimundo Souza

Inflação faz 58% dos brasileiros reduzirem compras de alimentos, diz Datafolha Para 54% dos entrevista

Jamile Romano

Brasil exporta 31 mil toneladas de biscoitos no 1º semestre de 2024

Raimundo Souza

Deracre participa do lançamento do Geobras, sistema de monitoramento de obras públicas do TCE

Raimundo Souza

Governo do Acre e Prefeitura de Feijó firmam parceria para implantação de novo campus do Ifac no município

Raimundo Souza

Receita abre nesta sexta consulta a lote da malha fina do IR

Jamile Romano