22.3 C
Rio Branco
terça-feira, 13 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

TJAC Suspende Liminarmente Greve de Servidores da Saúde no Acre

Publicado em 15/11/2025

Foto Reprodução: Sérgio Vale/ac24horas

O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) concedeu uma decisão liminar para impedir que o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Acre (SINTESAC) realize a paralisação geral de 24 horas, anunciada para o dia 18 de novembro de 2025.

A medida foi determinada pela desembargadora Waldirene Cordeiro, relatora da ação civil pública movida pelo Estado do Acre, que buscava a declaração de ilegalidade do movimento paredista. O sindicato representa servidores de uma área considerada essencial.


Argumentos do Governo e a LRF

Na ação, o Governo do Acre argumentou que a paralisação seria “ilegal e abusiva”, alegando que a categoria não cumpriu integralmente as exigências da Lei de Greve (Lei $7.783/1989$), como a manutenção de um percentual mínimo de funcionamento dos serviços, a comprovação do esgotamento das negociações com o Executivo e a apresentação da ata da assembleia que deliberou o movimento.

A principal reivindicação dos servidores é a entrega imediata do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR). No entanto, o Estado sustenta que tal demanda é “juridicamente inviável” no momento, devido ao limite prudencial de gastos com pessoal estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

⚠️ Segundo a Procuradoria-Geral do Estado, o Executivo já teria ultrapassado o limite prudencial, atingindo 46,59% da Receita Corrente Líquida, o que impede novos aumentos de despesas com pessoal.


Risco à População e Serviços Essenciais

A decisão judicial enfatizou o risco iminente à população caso a paralisação fosse concretizada. O governo estima que as unidades de saúde realizam, diariamente, mais de 2,2 mil atendimentos, incluindo serviços de alta complexidade como:

  • Unidade de Terapia Intensiva (UTI)

  • Cirurgias

  • Hemodiálise

O impacto mais grave citado é na rotina de 40 pacientes renais crônicos que dependem da hemodiálise, cuja interrupção representaria risco de morte.

Condicionantes da Decisão

A desembargadora Waldirene Cordeiro destacou na decisão que não há comprovação de que as negociações entre o Estado e o SINTESAC tenham sido esgotadas.

Dessa forma, a magistrada deferiu parcialmente a tutela de urgência para impedir a deflagração da greve. Em caso de descumprimento da liminar, foi fixada uma multa diária de R$ 3 mil, limitada a 30 dias, valor que pode ser majorado em caso de persistência na desobediência.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Secretaria do Meio Ambiente consolida avanços históricos na agenda ambiental e reforça a proteção da floresta e das populações tradicionais

Raimundo Souza

Enem 2025: confira as sugestões para segundo dia de exame

Raimundo Souza

Prefeitura cuida da saúde dos animais com vacinação antirrábica, promovendo amor e proteção à vida

Marcio Nunes

Vídeo: Arquibancada desaba e deixa cerca de 60 feridos em show no interior de São Paulo

Raimundo Souza

Sem dor de cabeça! Conheça os alimentos que causam enxaqueca

Raimundo Souza

Semulher realiza primeiro encontro do programa Mulheres Recomeçando para vítimas de violência doméstica

Marcio Nunes