22.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Ibama aplica R$ 13 milhões em multas e bloqueia créditos florestais ilegais no Acre

Publicado em 13/11/2025

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) aplicou R$ 13,3 milhões em multas durante uma nova fase da Operação Metaverso, realizada no Acre. A iniciativa faz parte de uma força-tarefa nacional voltada ao combate de fraudes no setor madeireiro e resultou também no bloqueio de 3,9 mil m³ de créditos florestais irregulares e na apreensão de 424 m³ de madeira de diferentes espécies.

Segundo o órgão, as equipes de fiscalização identificaram planos de manejo florestal sustentável (PMFS) sendo executados fora das áreas autorizadas e lançamentos de informações falsas nos sistemas oficiais de controle — o Sinaflor e o Documento de Origem Florestal (DOF). Esses sistemas são responsáveis por garantir a rastreabilidade da origem, transporte e comercialização dos produtos florestais em todo o país.

As investigações revelaram que parte dos créditos era usada para “esquentar” madeira retirada ilegalmente, simulando regularidade por meio de dados falsificados. Para conter as irregularidades, o Ibama cancelou os créditos nos sistemas DOF Legado e DOF+ Rastreabilidade, fortalecendo o monitoramento da cadeia produtiva da madeira.

Durante a operação, também foram encontrados indícios de participação de responsáveis técnicos (RTs) em fraudes ambientais. O Ibama informou que encaminhará notificações ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), solicitando providências disciplinares contra os profissionais envolvidos.

A Operação Metaverso é uma ação estratégica de inteligência e fiscalização ambiental voltada ao enfrentamento de crimes e irregularidades na Amazônia Legal, reforçando o compromisso do governo com a proteção dos recursos florestais e o combate ao desmatamento ilegal.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Número de fugas do sistema prisional em 2024 reduziu 30% em relação a 2023

Jamile Romano

Professor e chef da Escola de Gastronomia do Acre recebe certificado do Prêmio 1000 Melhores Padeiros do Brasil de 2024

Jamile Romano

Deracre avança com obras na fase final do Ramal Novo Horizonte em Plácido de Castro

Marcio Nunes

Nível do Rio Acre Apresenta Tendência de Baixa em Rio Branco

Raimundo Souza

Bolsonaro recebe titulo de cidadão rio-branquense nesta sexta; veja a agenda do dia

Jamile Romano

Quando o sonho de estudar Medicina atravessa fronteiras

Raimundo Souza