23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Ibama aplica R$ 13 milhões em multas e bloqueia créditos florestais ilegais no Acre

Publicado em 13/11/2025

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) aplicou R$ 13,3 milhões em multas durante uma nova fase da Operação Metaverso, realizada no Acre. A iniciativa faz parte de uma força-tarefa nacional voltada ao combate de fraudes no setor madeireiro e resultou também no bloqueio de 3,9 mil m³ de créditos florestais irregulares e na apreensão de 424 m³ de madeira de diferentes espécies.

Segundo o órgão, as equipes de fiscalização identificaram planos de manejo florestal sustentável (PMFS) sendo executados fora das áreas autorizadas e lançamentos de informações falsas nos sistemas oficiais de controle — o Sinaflor e o Documento de Origem Florestal (DOF). Esses sistemas são responsáveis por garantir a rastreabilidade da origem, transporte e comercialização dos produtos florestais em todo o país.

As investigações revelaram que parte dos créditos era usada para “esquentar” madeira retirada ilegalmente, simulando regularidade por meio de dados falsificados. Para conter as irregularidades, o Ibama cancelou os créditos nos sistemas DOF Legado e DOF+ Rastreabilidade, fortalecendo o monitoramento da cadeia produtiva da madeira.

Durante a operação, também foram encontrados indícios de participação de responsáveis técnicos (RTs) em fraudes ambientais. O Ibama informou que encaminhará notificações ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), solicitando providências disciplinares contra os profissionais envolvidos.

A Operação Metaverso é uma ação estratégica de inteligência e fiscalização ambiental voltada ao enfrentamento de crimes e irregularidades na Amazônia Legal, reforçando o compromisso do governo com a proteção dos recursos florestais e o combate ao desmatamento ilegal.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Simone Tebet, Silvio Costa e Waldez Góes chegam no Acre para agenda sobre rotas interoceânicas

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco alerta sobre aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave

Jamile Romano

Lula aguarda sucessão no Congresso para iniciar reforma ministerial

Raimundo Souza

Bioeconomia na Amazônia: infraestrutura, produção e inovação sustentável

Raimundo Souza

No TCE, com a presença do MPC, CGU, TCU e MP, prefeitos do Baixo Acre assinam pacto pela boa governança pública

Marcio Nunes

Renegociação de dívidas do Fies começa sábado (1º)

Raimundo Souza