24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

DPE/AC abre inscrições para composição do Conselho Consultivo da Ouvidoria-Geral Externa

A Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC), por meio da Ouvidoria-Geral Externa, anunciou nesta segunda-feira (10) a abertura do edital de chamamento público nº 001/2025. O documento estabelece as regras para o processo de seleção de representantes da sociedade civil, entidades e movimentos sociais que irão compor o Conselho Consultivo da Ouvidoria-Geral.

De natureza participativa e consultiva, o colegiado tem como propósito ampliar a transparência institucional, fortalecer o controle social e aproximar a Defensoria da população acreana.

Composição e objetivos

O Conselho será formado por 12 membros, sendo o ouvidor-geral (que presidirá o grupo), sete representantes de organizações e movimentos sociais da capital, três do interior do estado e um cidadão ou cidadã com reconhecida trajetória de militância social e atuação nas áreas de direitos humanos e defesa da cidadania.

Entre as principais atribuições do colegiado estão:

  • Propor temas e ações para deliberação da Ouvidoria;

  • Elaborar relatórios críticos sobre as atividades institucionais;

  • Acompanhar as manifestações recebidas pela Ouvidoria-Geral;

  • Incentivar a transparência e o diálogo entre a DPE e a sociedade civil, especialmente com grupos em situação de vulnerabilidade.

O mandato dos conselheiros será de dois anos, com direito a uma recondução. As reuniões ocorrerão de forma periódica, e a ausência injustificada em três encontros consecutivos ou cinco intercalados no período de um ano resultará na substituição do representante.

Inscrições e prazos

As inscrições estarão abertas de 11 a 25 de novembro de 2025 e poderão ser feitas:

  • Presencialmente, na sede da Ouvidoria-Geral (Av. Antônio da Rocha Viana, nº 3057, sala 103, Bairro Santa Quitéria, Rio Branco/AC); ou

  • Por e-mail, pelo endereço: ouvidoriageral@defensoria.ac.def.br.

Podem se inscrever entidades e movimentos sociais com, no mínimo, um ano de existência legal, que atuem na defesa dos direitos humanos ou em áreas relacionadas, como:
direitos das mulheres, população LGBTQIA+, comunidades indígenas, pessoas com deficiência, população carcerária, infância e juventude, saúde, habitação, igualdade racial, entre outras.

Também poderão participar cidadãos e cidadãs com comprovada militância e experiência em controle social e promoção dos direitos humanos.

Toda a documentação solicitada deverá ser enviada em um único arquivo PDF, conforme as exigências do edital — o descumprimento poderá acarretar indeferimento da inscrição.

Cronograma

  • Resultado preliminar: 3 de dezembro de 2025;

  • Período de recursos: 5 a 8 de dezembro de 2025;

  • Divulgação final: 12 de dezembro de 2025;

  • Posse dos conselheiros: 16 de dezembro de 2025, em reunião pública da Ouvidoria-Geral.

O processo reforça o compromisso da Defensoria Pública do Acre com a participação popular, a transparência institucional e a promoção da justiça social no estado.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Castro apresenta a Moraes sistema de câmeras da PM e sala de inteligência da Segurança do Rio

Kevin Souza

Governo Federal entrega cinco unidades móveis de saúde bucal ao Acre; investimento ultrapassa R$ 1,8 milhão

Kevin Souza

Por trás da maior feira agro do Acre, o esforço dos operários é celebrado com homenagem e sorteio de moto 0 km

Raimundo Souza

Pé-de-Meia: estudantes nascidos em março e abril recebem hoje R$ 200

Jamile Romano

‘Terra do Mandim’ completa 120 anos celebrando entrega de ponte como marco histórico

Marcio Nunes

Segunda edição da ação Sorriso Feliz no Complexo Penitenciário de Rio Branco termina com mais de 800 reeducandos atendidos

Raimundo Souza