23.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Governo do Acre e prefeituras promovem Semana Nacional de Mobilização e Luta contra a Tuberculose

Atualizada em 26/03/2024 09:03

O dia 24 de março é marcado pelo combate mundial à tuberculose (TB). Em alusão à data, o governo do Acre, com o apoio das prefeituras municipais, promove, de 20 a 27 deste mês, a Semana Nacional de Mobilização e Luta contra a Tuberculose.

O tema em 2024 é “Sim, podemos acabar com a tuberculose” e pretende chamar a atenção para o poder coletivo de acabar com a doença até 2030. A campanha traz como destaque a prevenção, os sinais e sintomas da tuberculose, o que fazer em caso de suspeita e a importância de realizar o tratamento até o final, para alcançar a cura.

A abertura da campanha foi realizada na manhã desta segunda-feira, 25, no calçadão próximo ao Colégio Acreano, com o objetivo de ampliar a busca por pessoas que estejam com os sintomas da doença.“A ação de hoje é a busca desses sintomáticos. Quem for suspeito, nós orientamos, coletamos o material, pegamos os dados e, após o resultado, ligamos para informar. Caso  necessário, iniciamos o tratamento”, explicou o responsável pela área técnica do Programa de Controle da Tuberculose da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Francisco Costa.

Para a aposentada Maria das Graças de Lima, a atividade facilitou o acesso ao exame. “Passei aqui pela manhã e vi. Como estou com uma tosse há mais de três semanas, resolvi tirar logo essa dúvida. Achei bom porque não precisei ir até o posto. E como minha filha também já teve essa doença, achei melhor verificar isso”, disse.

“A tuberculose até hoje é considerada um problema de saúde no mundo. Em nosso estado não é diferente, continuamos com a incidência alta para a doença, mas com base em dados do ano passado, já podemos verificar uma redução bem significativa desse quantitativo”, informou a chefe do Núcleo de Vigilância de Doenças Transmissíveis, Elcenira do Nascimento.

Dados do Acre

No estado do Acre, conforme dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan/NET/TB), foram notificados 545 novos casos de tuberculose no ano de 2023, com uma incidência de 60,10 casos por 100 mil habitantes. O indicador de cura foi de (419) 86,0%, o que demonstra que atingimos a meta preconizada pelo Ministério da Saúde (MS), de 85%.

O indicador de abandono de tratamento nesse mesmo ano foi de (43) 8,78 %, acima do parâmetro estabelecido, de até 5%. E o de óbito por TB foi de (11) 2,24%. O MS preconiza 3%.

Sinais e sintomas mais frequentes da tuberculose

– Tosse seca ou com secreção por mais de três semanas, podendo evoluir para tosse com pus ou sangue;

– Cansaço excessivo e prostração;

– Febre baixa geralmente no período da tarde;

– Suor noturno;

– Falta de apetite;

– Emagrecimento acentuado;

– Rouquidão.

De acordo com o MS, caso a pessoa apresente sintomas da doença, é fundamental procurar a unidade de saúde mais próxima da residência para avaliação e realização de exames. Se o resultado for positivo para tuberculose, deve-se iniciar o tratamento o mais rápido possível e segui-lo até o final.

Programação da Semana Nacional de Mobilização e Luta contra a Tuberculose

Rio Branco

– 25/03/2024 – Abertura da campanha em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, das 8h às 12h, no calçadão próximo ao Colégio Acreano.

– 26/03/2024 – Fixação de Cartazes e Panfletagem, das 8h às 12h, no Terminal Urbano.

– 27/03/2024 – Busca ativa de sintomáticos respiratórios/Educação em Saúde, manhã e tarde, nas unidades de referência de atenção primária (Uraps) São Francisco e Maria Barroso.

– 28/03/2024 – Busca ativa de sintomáticos respiratórios/Educação em Saúde, manhã e tarde, nas Uraps Barral y Barral e Roney Meireles

Cruzeiro do Sul

– Capacitação para médicos e enfermeiros da Atenção Básica sobre manejo clínico da tuberculose – será ministrada pela médica infectologista Drª Rita de Cássia, na Secretaria Municipal de Saúde de Cruzeiro do Sul.

– Busca ativa de sintomático respiratório na unidade prisional Manoel Nery.

– Busca ativa em parceria com o Centro de Atenção Psicossocial (Caps), com o café da manhã para moradores de rua e vigilância.

– Cabine da tuberculose. Informação sobre o que é a doença, sintomas e prevenção, na Praça Central de Cruzeiro do Sul.

Ações que serão desenvolvidas nos demais municípios

– Palestras para os agentes comunitários em Saúde (ACS) nas unidades básicas de Saúde (UBS) e escolas, com distribuição de fôlderes.

– Busca de sintomáticos respiratórios nas unidades básicas de saúde.

– Busca de sintomáticos respiratórios na comunidade em parcerias com os ACS.

– Divulgação da campanha em mídia local, destacando os principais sintomas da tuberculose.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

VISITA: Frei Gilson manifesta o desejo de visitar o Acre; a vinda do sacerdote é organizada pelo Frei Renan para um momento de oração e apresentação de show católico

Raimundo Souza

Tá na conta! Prefeitura de Rio Branco anuncia pagamento do salário de fevereiro nesta terça

Jamile Romano

Cultura organizacional ágil: o papel das equipes estratégicas no sucesso das empresas

Raimundo Souza

Polícia Civil do Acre prende criminoso acusado de estuprar três sobrinhos em Rodrigues Alves

Jamile Romano

MPAC lança 2ª edição da cartilha “Lugar de Autista é em Todos os Lugares”

Jamile Romano

Mailza Assis visita Secretaria de Meio Ambiente e elogia empenho dos servidores na proteção florestal

Marcio Nunes