25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Governo do Acre amplia treinamentos e reforça o cuidado especializado em infarto e AVC

Visando expandir o uso do Projeto Conecta Coração e AVC – Segundos Importam para todas as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Rio Branco, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), realizou, nesta quarta-feira, 5, uma capacitação sobre a utilização da ferramenta voltada aos profissionais da UPA do Segundo Distrito.

Em funcionamento desde maio na capital acreana, o projeto de telemedicina possui uma plataforma de comunicação médica segura que tem como objetivo otimizar protocolos clínicos e oferecer suporte técnico às unidades de saúde que não dispõem de especialistas nas áreas de cardiologia e neurologia.

A iniciativa integra o Projeto Conecta Coração e AVC – Segundos Importam, que reúne programas de atendimento ao Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e ao Acidente Vascular Cerebral (AVC). O projeto busca salvar vidas e reduzir sequelas, garantindo diagnóstico e tratamento mais ágeis.

Durante o treinamento, a coordenação destacou que a adesão à plataforma representa um avanço significativo para a rede de urgência e emergência do estado. “Estamos fazendo atualizações de fluxos e protocolos para oferecer um melhor atendimento à população com suporte técnico contínuo, onde o paciente recebe o primeiro atendimento e precisa de uma avaliação rápida e precisa do seu caso”, destacou Dayane Pontes, coordenadora do programa e ministrante da capacitação.

Iniciativa integra o Projeto Conecta Coração e AVC – Segundos Importam. Foto: Tiago Araújo/Sesacre

A gerente de assistência da UPA do Segundo Distrito, Wanessa Lopes, ressaltou a importância da iniciativa ao destacar que essas ações fortalecem a integração entre as equipes e otimizam o atendimento aos pacientes. “Essas reuniões de alinhamento são fundamentais para evitar falhas no processo de assistência ao paciente. Dessa forma, conseguimos manter os médicos e o setor de enfermagem alinhados com a farmácia e o serviço móvel de atendimento, que na maioria das vezes traz esses pacientes até nós, garantindo qualidade e eficiência”.

O Projeto Conecta Coração e AVC – Segundos Importam, aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), funciona como uma rede médica integrada, permitindo que exames e informações clínicas sejam compartilhados e avaliados em tempo real por cardiologistas e neurologistas.

O investimento estadual garante suporte especializado 24 horas por dia em todas as unidades de saúde conectadas. No atendimento de urgência, o paciente realiza um eletrocardiograma (ECG) em até 10 minutos após a chegada à unidade. O exame é transmitido pela plataforma, e um cardiologista online orienta a equipe sobre o tratamento adequado, assegurando resposta dentro do chamado “tempo ouro”, de até 20 minutos, essencial para evitar sequelas e salvar vidas.

Projeto funciona como uma rede médica integrada, permitindo que exames e informações clínicas sejam compartilhados e avaliados em tempo real por cardiologistas e neurologistas. Foto: Tiago Araújo/Sesacre

A médica Suellen Carlos destacou que a utilização da telemedicina e o processo de capacitação representam um avanço importante para a qualificação da assistência e a agilidade no atendimento aos pacientes. “A capacitação é fundamental não apenas para garantir um cuidado mais eficaz aos pacientes críticos, como os acometidos por AVC e infarto, mas também para fortalecer o diálogo entre nós, médicos da linha de frente, e os especialistas. Essa integração nos permite conduzir o caso com mais rapidez e precisão, assegurando que o paciente seja inserido no programa o mais breve possível e receba o tratamento adequado dentro do tempo ideal”.

Atualmente, 18 dos 22 municípios acreanos já contam com cobertura do projeto: Acrelândia, Assis Brasil, Brasileia, Bujari, Capixaba, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Feijó, Mâncio Lima, Manoel Urbano, Plácido de Castro, Porto Acre, Rio Branco, Rodrigues Alves, Sena Madureira, Senador Guiomard, Tarauacá e Xapuri. Até dezembro deste ano, todos os municípios devem contar com a plataforma.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Estado realiza ciclo terapêutico para mulheres LBTs privadas de liberdade em Rio Branco

Marcio Nunes

Ministros e diplomatas reagem a xingamento de Janja a Elon Musk

Raimundo Souza

Governo avança na transformação digital com novo sistema de compras públicas

Marcio Nunes

Visite o Acre

Raimundo Souza

Câmara acelera votação de projeto que veta cobrar por bagagem de mão em voo

Raimundo Souza

Com 17,52m rio Acre estabiliza e dá esperança de começar baixar nas próximas horas

Marcio Nunes