23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 22 de dezembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeralPolítica

Deputados do Acre se dividem em votação sobre regulamentação de serviços de streaming no Brasil

Publicado em 05/11/2025

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (4) o texto-base do Projeto de Lei nº 8.889/2017, que estabelece novas regras para o funcionamento dos serviços de streaming no país — entre eles Netflix, YouTube e Claro TV+. O projeto, relatado pelo deputado Doutor Luizinho (PP-RJ), define cotas obrigatórias de produções nacionais e concede benefícios fiscais às plataformas que investirem em conteúdo brasileiro.

No Acre, a votação dividiu opiniões. Os deputados Antônia Lúcia (Republicanos), Meire Serafim (União Brasil), Socorro Neri (PP) e José Adriano (PP) votaram a favor da proposta. Já Coronel Ulysses (União Brasil), Eduardo Velloso (União Brasil) e Roberto Duarte (Republicanos) se posicionaram contra. O deputado Zezinho Barbary (PP) não compareceu à sessão.

O texto foi aprovado por 330 votos a 118, com oposição apenas das bancadas do Novo, da Minoria e da Oposição. Antes de seguir para o Senado, a proposta ainda passará pela análise dos destaques — possíveis alterações que podem modificar trechos do texto principal.

Entre os principais pontos do projeto estão a obrigatoriedade de destaque para produções nacionais e independentes nos catálogos das plataformas e a definição de uma cota mínima de títulos brasileiros. O objetivo é ampliar a visibilidade do conteúdo nacional, fortalecer a indústria audiovisual e gerar mais empregos no setor.

Além disso, empresas que destinarem parte de sua receita à produção de obras brasileiras poderão obter reduções de até 75% na Condecine (Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional).

O tema deve continuar em debate nos próximos dias, quando os deputados analisarão os destaques apresentados, que podem alterar pontos sensíveis do texto aprovado.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Secretaria de Habitação torna pública abertura de cadastro para concessão de 383 moradias em Rio Branco

Marcio Nunes

Estado tem pedido aceito e justiça suspende decisão para contratação imediata do cadastro de reserva da Polícia Civil

Marcio Nunes

Veja o que abre e fecha no Acre durante o feriado do Dia do Evangélico, transferido para sexta-feira

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco esclarece notícias de que refeições no Centro Pop seriam suspensas

Raimundo Souza

Governo publica convocação de processo seletivo da Educação

Jamile Romano

Acreano precisa de mais de oito meses para pagar a CNH, comprometendo 30% da renda familiar

Kevin Souza