24.3 C
Rio Branco
sábado, 7 de fevereiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Servidores da Educação fazem paralisação e protestam em frente à Prefeitura de Rio Branco

Publicado em 03/11/2025

Trabalhadores da educação municipal de Rio Branco realizaram, nesta segunda-feira (3), uma paralisação parcial em escolas da capital, culminando em um ato público em frente à sede da prefeitura, no centro da cidade. O movimento, organizado pelo Sinteac, cobra principalmente o reajuste salarial anual para compensar a inflação — que já ultrapassa 3,8% em 2025 — e a reposição de perdas acumuladas, estimadas em mais de 10%. Nenhuma unidade escolar foi totalmente fechada.

De acordo com Ronilton Honorato, diretor jurídico do sindicato, a mobilização ocorre em meio a um impasse nas negociações com a administração municipal. Segundo ele, as reuniões com a prefeitura não têm resultado em avanços concretos.

“Nós temos tido algumas reuniões com a prefeitura, mas não temos definições. A gestão coloca a reformulação do RBPrev como condição para discutir reajuste, e entendemos que uma coisa não depende da outra”, explicou Honorato.

O sindicalista ressaltou ainda que a Lei de Responsabilidade Fiscal não impede o reajuste, já que os recursos da Educação são vinculados e não interferem em outras áreas do orçamento municipal.

Apesar de existir uma restrição judicial à greve, o movimento desta segunda foi classificado como paralisação legal. Honorato afirmou que o ato serve para relembrar as pautas pendentes da categoria.

“Estamos reivindicando a reformulação do piso, o reajuste, a atualização da tabela do PCCR e a progressão e promoção dos trabalhadores da Educação de Rio Branco”, destacou.

A manifestação, realizada em frente à prefeitura, simbolizou o foco das reivindicações diretamente no Executivo municipal.

O Sinteac informou que a paralisação deve se encerrar ainda hoje, mas novas mobilizações não estão descartadas. Uma audiência no Tribunal de Justiça, marcada para o dia 14 de novembro, será decisiva para definir se a Justiça manterá ou derrubará as restrições às greves da categoria.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governador e vice abrem 14ª Conferência Estadual de Assistência Social e comemoram avanços alcançados

Raimundo Souza

Blindagem organizacional: como o controle interno e a auditoria fortalecem a gestão

Raimundo Souza

Campanha “Nunca é Tarde” do TJAC contra abuso e exploração sexual infantil é divulgada em sites, TVs e rádios

Jamile Romano

Indústria forte, Acre forte: uma homenagem aos heróis da indústria acreana

Raimundo Souza

Segurança Pública do Acre realiza operação integrada no Complexo Penitenciário de Rio Branco

Jamile Romano

Membros da governança debatem revisão das salvaguardas socioambientais do Acre para submissão a padrão internacional

Raimundo Souza