24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Controladoria-Geral realiza capacitação sobre Gestão e Controle de Diárias no Poder Executivo

Mais de 200 servidores dos órgãos do Poder Executivo do Estado participaram da capacitação, reforçando o compromisso com a boa gestão e o aprimoramento contínuo do serviço público. Foto: Raryka Souza/CGE

Com o objetivo de aprimorar a gestão pública e garantir a correta aplicação dos recursos estaduais, a Controladoria-Geral do Estado (CGE) promoveu a Capacitação técnica: gestão e controle de diárias no Poder Executivo do Estado do Acre, realizada na terça-feira, 28, no auditório da Secretaria de Educação.

O evento reuniu servidores dos setoriais de Controle Interno e dos setores financeiros dos órgãos e entidades do Poder Executivo, com o propósito de esclarecer e uniformizar a aplicação das novas regras estabelecidas pelo Decreto nº 11.762/2025, e suas alterações.

A atualização do decreto representa um marco na modernização da gestão de diárias no âmbito estadual, trazendo novos critérios, competências e mecanismos de controle. Diante disso, a capacitação se torna essencial para garantir a uniformidade de interpretação e aplicação da norma, além de fortalecer as práticas de controle interno, transparência e eficiência administrativa.

Durante a abertura do evento, a controladora-geral do Estado, Mayara Cristine Bandeira de Lima, reforçou que ações como essa estão alinhadas à missão institucional da CGE de orientar, fiscalizar e fortalecer o controle interno no serviço público, promovendo o uso eficiente, transparente e responsável dos recursos públicos.

Evento de capacitação abordou as principais mudanças trazidas pelo Decreto nº 11.762/2025 e suas implicações na gestão de diárias no âmbito estadual. Foto: Letícia Vilacorta/CGE

“Nosso foco é assegurar que todos os órgãos do Executivo estadual atuem de forma alinhada e responsável na concessão e prestação de contas de diárias, fortalecer continuamente a cultura de integridade e controle interno, garantindo que cada servidor compreenda seu papel na construção de uma administração pública cada vez mais ética e comprometida com o cidadão acreano”, destacou.

A programação contou com a participação da chefe da Unidade Central de Controle Interno da CGE, Vangela Nogueira de Oliveira Maquiné, que conduziu a primeira palestra do evento com o tema “O novo decreto de diárias: aspectos conceituais e competências do controle interno e setor financeiro na aplicação do Decreto nº 11.762/2025”.

Durante sua exposição, Vangela destacou a importância da atuação integrada entre os setores de controle interno e financeiro para garantir a correta concessão, cálculo e prestação de contas de diárias. Segundo ela, o novo decreto representa um avanço significativo para o fortalecimento da gestão e exige atenção redobrada quanto à observância dos princípios da legalidade, economicidade e eficiência.

“A atualização do Decreto nº 11.762/2025 exige que cada setor compreenda claramente suas competências e responsabilidades. É um passo importante para padronizar os procedimentos e evitar inconsistências na aplicação dos recursos públicos”, explicou Vangela.

A chefe da Divisão Governamental de Controle Interno, Solonir Lima da Silva, ministrou a palestra Interpretação prática do Decreto nº 11.762/2025: exemplos e boas práticas de aplicação”, apresentando situações reais, orientações técnicas e exemplos de boas práticas voltados à aplicação correta das novas normas.

“Mais do que conhecer a legislação, é fundamental compreender como aplicá-la no cotidiano da administração pública. O decreto traz mudanças que reforçam a responsabilidade técnica de cada servidor e fortalecem a cultura de controle interno”, ressaltou Solonir.

Servidora Odete Almeida de Brito, do Setorial de Controle Interno da Secretaria de Educação. Foto: Letícia Vilacorta/CGE

Entre os participantes, a servidora Odete Almeida de Brito, do Setorial de Controle Interno da Secretaria de Educação e Cultura (SEE), destacou a relevância da iniciativa promovida pela Controladoria.

“A capacitação é de extrema importância, especialmente neste momento de início do processo de prestação de contas. As orientações apresentadas nos ajudam a evitar equívocos e prejuízos, garantindo que todas as etapas sejam realizadas com segurança e transparência”, afirmou.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Carreta da Defensoria Pública chega a Plácido de Castro neste sábado com diversos serviços

Marcio Nunes

Centro de Estudo de Línguas do Acre forma mais de 1200 alunos

Raimundo Souza

Prefeitura de Rio Branco autoriza construção de pontes nos ramais da Piçarreira e Quixadá, na região do Calafate

Marcio Nunes

Acre vive estado de alerta com alta de casos de dengue e baixa cobertura vacinal

Jamile Romano

Lula sobre fogo: “Negacionistas não podem ignorar a crise climática”

Raimundo Souza

Estado interdita trecho na Avenida Ceará para garantir agilidade e segurança na execução dos serviços do Complexo Viário

Raimundo Souza