22.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Para fortalecer o SUS, governo do Acre cria Escola de Saúde Pública

Publicado em 27/10/2025

Em uma ação estratégica para o aprimoramento do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado, o governador Gladson Camelí assinou o Decreto nº 11.779, de 24 de outubro de 2025, que institui a Escola de Saúde Pública do Estado do Acre (ESP/AC).

“É com grande satisfação e a certeza de estarmos dando um passo gigantesco na Saúde do nosso estado que anuncio a criação da Escola de Saúde Pública do Acre. Essa escola representa o compromisso com a qualidade e a humanização do Sistema Único de Saúde. O SUS é a nossa maior política de inclusão social e, para que funcione com a excelência que o nosso povo merece, precisamos investir no que temos de mais valioso, que é o nosso capital humano”, ressaltou o governador Gladson Camelí.

A nova unidade administrativa será vinculada diretamente à Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), e terá a missão de ser o polo de excelência em formação, capacitação e qualificação profissional para a área da saúde no Acre. A ESP será implantada na Escola Técnica Maria Moreira Rocha, em Rio Branco.

Com a criação da  escola, o governo do Acre reforça seu compromisso com a qualificação dos servidores e a melhoria contínua dos serviços de saúde oferecidos à população acreana.

“A qualificação dos profissionais de saúde sempre foi uma prioridade do governo do Estado, que tem investido continuamente na formação das equipes, por meio da Sesacre, e a criação da Escola de Saúde Pública do Acre vem para consolidar esse compromisso, ampliando as oportunidades de capacitação e fortalecendo ainda mais o SUS em todo o estado. Tudo isso alinhado cada vez mais às necessidades da população em todas as regionais”, ressaltou o secretário de Saúde, Pedro Pascoal.

A escola atuará no desenvolvimento de competências técnicas, científicas e pedagógicas, alcançando não apenas trabalhadores e estudantes da área, mas também egressos de cursos (incluindo os realizados no exterior) e outros agentes envolvidos em atenção, gestão, ensino e pesquisa em saúde.

“Este projeto é um investimento com retorno garantido, pois, com mais conhecimento e inovação, teremos mais saúde e qualidade de vida para todos os acreanos”, frisou Camelí.

Sobre o trabalho de articulação para o projeto, o secretário de Governo, Luiz Calixto afirma: “Essa ação é um exemplo claro de que o diálogo, a escuta ativa e o trabalho de aproximação com a população traz resultados reais e a função da Secretaria de Governo é justamente essa: articular, ouvir as demandas e construir soluções conjuntas pois temos um universo muito grande de médicos formados no exterior, que precisam passar pelo processo de revalidação de seus diplomas para poderem exercer a medicina no Brasil, e muitos encontram dificuldades para se preparar para as difíceis provas objetivas e práticas do Revalida”.

Com relação aos cursos intensivos e preparatórios para os médicos formados no exterior, o titular da Segov, acrescenta: “ O governo está fazendo, de fato, uma verdadeira revolução, pois a iniciativa representa uma mudança concreta na forma de encarar o problema. Ofertar cursos de preparação para o Revalida é sair do discurso e proporcionar essa possibilidade para tantos jovens que encaram a difícil jornada de estudar fora de casa, longe de suas famílias com o sonho de mudar de realidade. O governo está, de fato, contribuindo para melhorar a vida financeira de milhares de famílias acreanas”, enfatizou.

O decreto, publicado nesta segunda-feira, 27, autoriza a Sesacre a elaborar os documentos fundamentais para o funcionamento da nova instituição, incluindo o plano de desenvolvimento institucional, o projeto político-pedagógico e os regulamentos dos cursos e programas. A Secretaria também foi autorizada a editar normas complementares para o pleno cumprimento do decreto.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Pastor acusado de matar a mulher vai a júri popular no Acre

Raimundo Souza

MPAC atua para garantir reforço de médicos especialistas no Hospital Raimundo Chaar

Jamile Romano

Um dos pioneiros da comunicação gospel no Acre, pastor Gilberto Cabral completou 40 anos de cristão na noite de Natal

Jamile Romano

Governo Federal entrega cinco unidades móveis de saúde bucal ao Acre; investimento ultrapassa R$ 1,8 milhão

Kevin Souza

Programa Asfalta Rio Branco avança no bairro Vila da Amizade e moradores agradecem

Marcio Nunes

Aulas da rede municipal de Rio Branco retornam nesta segunda-feira,16, após melhora nas condições do ar

Raimundo Souza