25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Programa de incentivo à produção de Mandioca beneficia 250 produtores da região do Alto Acre

Projeto irá contemplar 250 produtores nesta 1ª fase. Foto: cedida

Com o objetivo de fortalecer a produção e a renda familiar para centenas de produtores rurais, o governo do Acre por meio da Secretaria de Agricultura (Seagri), está desenvolvendo o programa de incentivo ao plantio de mandioca em todo o estado.

Segundo a engenheira agrônoma Diana Cristina Braga, que é responsável pela cadeia produtiva da mandioca na Seagri, a iniciativa é contribuir diretamente para diversos aspectos da produção e da vida do agricultor. “Essa ação contribui diretamente para o aumento da produtividade e a redução do esforço físico no preparo do solo e no plantio, tornando o processo mais rápido, eficiente e de menor custo”, explica Diana Braga.

Neste primeiro momento, a Seagri irá  contemplar 250 produtores, totalizando 500 hectares de área plantada.

A iniciativa prevê a concessão de 2 hectares de terra para o plantio de mandioca a cada produtor beneficiado. A meta final do programa é atender 350 famílias, alcançando 700 hectares de área plantada em todo o estado.

O programa que inicia pela região do Alto Acre, irá beneficiar 100 produtores, o que corresponde a 200 hectares. Os municípios contemplados nesta fase são: Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri e Capixaba.

Nesta etapa inicial, o investimento em mecanização e gradeação é de R$ 400 mil, destinado para preparar o solo e otimizar o processo de plantio.

Já na segunda fase do projeto, que abrange a região do Juruá, serão beneficiadas 150 famílias, totalizando 300 hectares nos municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima  Rodrigues Alves. Devido ao período chuvoso na região, a execução desta etapa está prevista para o início do verão de 2026.

A engenheira agrônoma ressalta ainda que o investimento na mecanização rural tem um impacto social e econômico duradouro. “Essa ação estimula a permanência das famílias no campo e impulsiona o desenvolvimento econômico e social das comunidades rurais beneficiadas”, conclui.

O programa se apresenta como uma importante ferramenta para impulsionar a agricultura familiar, gerar renda e expandir a área de cultivo de mandioca no estado do Acre.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Equipe da Saúde de Rio Branco visita Hospital Materno Infantil em Cacoal para trazer à capital soluções inovadoras e eficientes

Marcio Nunes

Saúde divulga boletim informativo com número de notificações de dengue na primeira semana de 2024

Jamile Romano

MPAC propõe parceria com universidades para avaliação nutricional de alunos com TEA

Jamile Romano

Nota Pública sobre evasão de preso

Raimundo Souza

Mega-Sena sorteia nesta quinta prêmio acumulado em R$ 7,5 milhões

Redacao

Um salto de qualidade

Raimundo Souza