25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Projeto (Re)Significando Vidas é lançado na Cidade do Povo com foco em juventude, cultura e prevenção à violência

Lançamento do projeto (Re)Significando Vidas. Foto: Italo Sousa/Sejusp

O conjunto habitacional Cidade do Povo, em Rio Branco, recebeu na sexta-feira, 24, na Escola Ester Maia de Oliveira, o lançamento do projeto (Re)Significando Vidas, uma iniciativa que une cultura, educação e segurança pública com o objetivo de transformar a realidade de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

O projeto é uma realização da Associação de Redução de Danos do Acre (Aredacre), em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio do Programa Acre pela Vida e da Diretoria de Políticas Públicas, Justiça e Integração Social, com apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT), Central do Slam, TRZ Crew e Projeto Aborda.

A manhã foi marcada por apresentações teatrais, performances de slam e graffiti, além da abertura das inscrições para oficinas de arte, música e atividades corporais voltadas a 100 jovens entre 10 e 18 anos moradores da Cidade do Povo.

Para a coordenadora do projeto, Tatiana Cunha Mendes, o (Re)Significando Vidas é uma oportunidade de aproximar a comunidade da arte e despertar o protagonismo juvenil. “Nosso propósito é abrir caminhos para que esses jovens se reconheçam como protagonistas das próprias histórias. Queremos mostrar que existem outras possibilidades e que o futuro pode ser construído de forma coletiva”, destacou Tatiana.

Coordenadora do projeto, Tatiana Cunha Mendes. Foto: Italo Sousa/Sejusp

O projeto reforça a integração entre políticas públicas de segurança e ações sociais. O diretor operacional da Sejusp, Atahualpa Ribera, explicou que a secretaria atua como parceira ativa no projeto. “Nosso principal objetivo é mostrar às crianças da Cidade do Povo que existe um futuro promissor, tirando-as de realidades difíceis e plantando amor em seus corações”, afirmou.

Diretor operacional da Sejusp, Atahualpa Ribeira, explicou que a Secretaria atua como parceira ativa no projeto. Foto: Italo Sousa/Sejusp

O evento contou ainda com a presença do professor de grafite José Alberto Júnior, conhecido como JR Terzê, integrante da TRZ Crew e da Central do Slam, que destacou a importância da arte urbana. “Trazer nossa arte para a comunidade vai dar oportunidades para os jovens se desenvolverem dentro do hip hop, do slam e da poesia”, contou.

Além das oficinas, o projeto prevê ações continuadas até fevereiro, com acompanhamento das atividades e um grande festival de encerramento, que mostrará os resultados alcançados pelos participantes.

Financiado pelo Fundo de Defesa dos Direitos Difusos, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, o (Re)Significando Vidas busca reduzir a cooptação por facções, diminuir a mortalidade juvenil e incentivar o protagonismo comunitário, com foco na cultura, na arte e no fortalecimento dos vínculos sociais.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo do Acre apresenta pautas prioritárias para integração com Pacífico em seminário da Promperu

Jamile Romano

Na Expoacre, um boi foge da área de rodeio e invade ruas do Parque de Exposição e causa pelo menos um ferido

Raimundo Souza

Sefaz do Acre integra nova diretoria do Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda para o biênio 2025-2027

Raimundo Souza

Show do cantor Vitor Fernandes Marca a última noite da Expo Mâncio Lima 2024

Raimundo Souza

STF suspende concurso dos Bombeiros no AC por limitar participação de mulheres

Jamile Romano

Marcus Alexandre participa em Brasília de encontro que discute o futuro da educação

Marcio Nunes