Comunicar com clareza, ética e responsabilidade em tempos de redes sociais e excesso de informação é um grande desafio. Pensando nessa problemática, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), realizou nesta quinta-feira, 23, em Rio Branco, o 2º Encontro Estadual de Secretarias Municipais de Comunicação do Acre.
O evento reuniu assessores e comunicadores das prefeituras de várias cidades do Acre para um dia de troca de experiências, debates e capacitação técnica. O objetivo é reforçar a parceria entre Estado e Municípios e aprimorar as práticas de comunicação pública, com foco em ética, transparência e responsabilidade no uso dos canais institucionais.

A secretária de Estado de Comunicação, Nayara Lessa, destacou a importância do papel dos comunicadores públicos na garantia do direito à informação. “A comunicação pública é uma ferramenta essencial de transparência e cidadania. Nosso objetivo é unir forças e aprimorar o trabalho conjunto entre Estado e Municípios”, afirmou a secretária.

A programação incluiu palestras sobre gestão de crises, transparência pública, improbidade administrativa, crimes eleitorais e boas práticas nas redes sociais. Entre os palestrantes estão a secretária de Estado de Comunicação, Nayara Lessa, o Procurador-geral adjunto do Ministério Público de Contas, Sérgio Cunha, o procurador do Estado, Marcos Santiago Motta, e a coordenadora de Publicidade e Marketing da Secom, Verônica Pimentel.
O procurador-geral adjunto do Ministério Público de Contas, Sérgio Cunha, destacou a importância do encontro. “A transparência pública é fundamental para garantir a integridade e a eficiência dos recursos públicos. Acredito que a conscientização e a capacitação são essenciais para promover uma gestão pública mais transparente e responsável e a comunicação é essencial para isso”, pontuou o procurador.

Durante o encontro, foram discutidos temas atuais, como decisões judiciais recentes sobre o uso indevido das redes institucionais, além de exemplos práticos de comunicação eficiente e ética na administração pública.
De acordo com o procurador do Estado, Marcos Santiago Motta, as redes sociais governamentais devem ser um instrumento de cidadania. “O uso ético e legal das redes sociais governamentais é essencial para construir credibilidade, a confiança e a legitimidade da administração pública”, disse.

A coordenadora de Publicidade e Marketing da Secom, Verônica Pimentel salientou a importância da responsabilidade nas redes sociais institucionais. “Na comunicação digital, é preciso entender que o direito é nosso aliado. Se o comunicador não souber equilibrar engajamento e responsabilidade legal, os resultados podem desmoronar. A ética e o conhecimento jurídico precisam caminhar juntos”, destacou.

O assessor de comunicação da Prefeitura de Marechal Thaumaturgo, Pedro Neves, motivou a realização do segundo encontro, e fez questão de participar do evento.

“Participar desse evento é muito gratificante. A gente mora em uma das regiões mais isoladas do Acre. E momentos como esse são fundamentais para tirar dúvidas e aprender. Não é fácil lidar com as responsabilidades da comunicação pública, um erro pode até prejudicar o gestor. Por isso, esses encontros ajudam muito a entender o que fazer tanto nas redes pessoais quanto nas institucionais da prefeitura”, destacou Pedro.
[Agência de Notícias do Acre]













