28.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Presídio feminino inaugura sala de descompressão em Rio Branco

Em um espaço amplo, decorado e equipado para oferecer às servidoras da Unidade Penitenciária Feminina de Rio Branco qualidade de vida no trabalho, a Sala de Descompressão, inaugurada nesta terça-feira, 19, com plantas, televisão, mesa, sofá e uma cadeira de massagem, foi planejada pelo Núcleo de Apoio ao Servidor Penitenciário (Nasp).

Adriana Maia, coordenadora do Nasp, explicou que trata-se de um ambiente apropriado, adaptado e adequado para que as pessoas possam, por algum momento, sair da pressão do trabalho e relaxar um pouco: “A ideia é proporcionar momentos de bem-estar durante essas horas de trabalho, que são tão pesadas. É um ambiente climatizado e com luz apropriada, onde o servidor pode tirar uns minutinhos para usufruir de uma cadeira de massagem, ouvir um som num ambiente, para tirar esse peso do dia a dia”.

A policial penal Lucélia de Oliveira relatou que passa muito tempo no trabalho e ter um local como esse ajuda muito. “É a nossa segunda casa, a gente está sempre por aqui. A gente vem tendo qualidade de vida no trabalho, no setor de alimentação, depois no nosso alojamento, em outras áreas e agora nesse espaço”, afirmou.

Dalvani Azevedo, diretora do presídio, ressaltou que tem muito orgulho e gratidão em ter o espaço na unidade. “É um lugar que traz dignidade, esse espírito de leveza. Nós merecemos, como mulheres e servidoras, guerreiras que trabalham aqui no dia a dia, enfrentando inúmeras dificuldades”, destacou.

O projeto foi custeado com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública, em que o sistema prisional entra no eixo de valorização, fomentando políticas para melhorar a vida funcional. Gilmar Souza, coordenador do fundo, explicou que a instituição foi contemplada com o recurso em 2021 e 2022, e uma das solicitações feitas foi a instalação desse espaço. “O sistema prisional de São Paulo quer replicar lá, o que para nós é motivo de grande orgulho”, informa.Outras salas de descompressão devem ser montadas nas demais unidades. Para o presidente do Iapen, Alexandre Nascimento, o dia foi especial. “A gente dá alguns passos referentes à valorização dos servidores, profissionais de segurança pública. Este espaço vai trazer a cada uma das servidoras mais conforto e condições para que executem suas atividades diárias”, ressaltou.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Sebrae no Acre promove turma exclusiva do Empretec para mulheres

Jamile Romano

‘Se não saírem, serão presos’, diz governador do DF sobre deputados que estão próximos ao DTF

Raimundo Souza

Vagner Sales assume presidência do MDB no Acre e defende união interna

Kevin Souza

Governo divulga resultado preliminar do Curso de Formação para Agente de Polícia Penal

Jamile Romano

Sexta-feira no Acre será marcada por sol, nuvens e possibilidade de chuvas rápidas

Kevin Souza

Amazônia apresenta estratégia e plataforma para o desenvolvimento sustentável da região na COP30

Redacao