25.3 C
Rio Branco
domingo, 11 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Secretaria da Mulher prorroga inscrições para Prêmio Laço Branco e Laço Lilás pelo Fim da Violência de Gênero

Publicado em 21/10/2025

A Secretaria de Estado da Mulher (Semulher) prorrogou as inscrições para o Prêmio Laço Branco e Laço Lilás pelo Fim da Violência de Gênero, por meio da Portaria nº 212/2025, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira, 21. Agora, as inscrições estão abertas até o dia 14 de novembro, e a lista oficial com os nomes dos finalistas será divulgada no dia 21 de novembro, por meio do site oficial da Semulher e do Diário Oficial do Estado.

Instituído pelo governo do Acre no Decreto n° 11.603, em dezembro de 2024, o prêmio será concedido sob a forma de laço branco, para homenagear os homens, e de laço lilás, para homenagear as mulheres, em reconhecimento à sua contribuição no combate à violência de gênero.

A iniciativa visa reconhecer ações de promoção da igualdade de gênero e defesa dos direitos das mulheres e, principalmente, incentivar a conscientização social e a mobilização em prol da erradicação da violência contra as mulheres.

O prêmio será concedido a homens e mulheres que se destacarem em uma ou mais das seguintes áreas:

1 – Conscientização e educação: desenvolvimento ou participação em campanhas e programas educativos para modificar padrões de comportamento e promover igualdade de gênero;
2 – Políticas públicas: envolvimento na formulação ou execução de políticas públicas voltadas à prevenção da violência contra as mulheres;
3 – Apoio a vítimas: atuação em redes de apoio a mulheres vítimas de violência, oferecendo assistência jurídica, psicológica ou social;
4 – Exemplos de liderança: comportamentos e atitudes que se tornem referência de respeito e solidariedade no enfrentamento da violência.

Inscrições

A inscrição é gratuita e pode ser feita presencialmente na sede da Semulher, situada na Rua João XXIII, n.º 1137, bairro Village Wilde Maciel, Rio Branco/AC, CEP 69.918-494, pelo número (68) 99920-6550 ou por e-mail: sec.mulheresac@gmail.com, com o assunto “Inscrição – 1ª Edição do Prêmio Laço Branco e Laço Lilás – 2025”, mediante apresentação dos documentos abaixo relacionados:

Formulário de inscrição: https://drive.google.com/drive/folders/1QQfLAIA9EB9V6yadihj0u_siOZzx7-rr?usp=sharing

  • Formulário de inscrição devidamente preenchido;
  • Breve currículo ou histórico do(a) participante;
  • Justificativa para o reconhecimento da experiência (máximo uma lauda);
  • Descrição das ações, projetos ou atividades desenvolvidas, acompanhada de documentos comprobatórios, como relatórios, fotografias, gráficos, depoimentos ou outros documentos relevantes (máximo cinco laudas);
  • Informações sobre a equipe envolvida (se houver).
Prédio da Secretaria de Estado da Mulher do Acre. Foto: Pedro Devani/Secom

Critérios de seleção

Serão entregues 16 prêmios, sendo quatro para cada área de reconhecimento prevista. A seleção ficará a cargo de Comissão Especial designada pela Secretaria da Mulher, observando-se a relevância e impacto social das ações, a inovação e alcance das iniciativas e a efetiva contribuição para a prevenção e combate à violência contra as mulheres.

A homenagem incluirá Placa de Reconhecimento, divulgação das experiências vencedoras em canais oficiais do governo do Acre, e a possibilidade de apresentar a experiência em futuros eventos ou publicações.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Maio Laranja: 2ª Vara da Infância e Juventude condena avô por estupro de vulnerável

Jamile Romano

Investimentos com propósito: como as startups sustentáveis estão reescrevendo as regras do mercado

Raimundo Souza

Bocalom e Nicolau visitam abrigados no Parque de Exposições e reforçam ações de assistência

Marcio Nunes

Os dois novos ministros do STF na mira de sanções americanas

Raimundo Souza

Prefeitura de Rio Branco cria comitê para acompanhamento de políticas públicas para a população em situação de rua

Marcio Nunes

A pedido do MPF, Justiça suspende concurso do Instituto Federal do Acre por erro na convocação para segunda fase

Jamile Romano