25.3 C
Rio Branco
terça-feira, 25 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Gestores do Acre debatem desafios e o fortalecimento do Sistema Nacional de Meio Ambiente

Reunião Ordinária da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema) foi realizada em Belo Horizonte (MG). Foto: Sema/MG

Representando o governo do Acre, o secretário de Estado do Meio Ambiente, Leonardo Carvalho, e a presidente do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC), Jaksilande Araújo, participaram da 121ª Reunião Ordinária da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), realizada entre os dias 16 e 18 de outubro, em Belo Horizonte (MG).

O encontro reuniu dirigentes ambientais de todos os estados brasileiros em um espaço de diálogo sobre os novos desafios da gestão ambiental, o fortalecimento do Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama) e a integração entre os entes federativos.

Na abertura, a nova Lei Geral de Licenciamento Ambiental (Lei nº 15.190/2025) — considerada um marco esperado há mais de quatro décadas foi pauta da reunião. Em sua intervenção, o presidente da Abema e secretário de Meio Ambiente do Amazonas, Eduardo Costa Taveira, destacou o papel decisivo dos estados na consolidação do licenciamento ambiental no país.

“Depois de 40 anos sem um marco legal específico, finalmente temos uma lei que busca dar mais clareza e segurança ao processo de licenciamento. Mas é preciso lembrar que, nesse período, quem fez o licenciamento evoluir, modernizar e se adaptar à realidade brasileira foram os estados. Por isso, qualquer lei geral precisa refletir essa experiência e respeitar a autonomia e a capacidade técnica dos órgãos estaduais”, destacou.

Gestores do Acre reforçam importância da integração dos entes federativos. Foto: Ângela Rodrigues/IMC

Para o secretário Leonardo Carvalho, o encontro reafirmou o compromisso dos estados em atuar de forma colaborativa e estratégica frente aos desafios ambientais do país.

“É fundamental que os estados avancem juntos, compartilhando soluções, aprendizados e estratégias que promovam um desenvolvimento realmente sustentável e inclusivo”, ressaltou.

A presidente do IMC, Jaksilande Araújo, enfatizou que a Abema representa um espaço essencial de articulação federativa e fortalecimento das políticas de clima, especialmente para estados amazônicos.

“O Acre tem uma história consolidada na pauta climática, com o SISA como política de Estado. Participar da Abema é reafirmar nosso papel no debate nacional e internacional sobre governança ambiental e mudanças climáticas. ”, afirmou.

Abema reuniu representantes da pasta ambiental de todo país. Foto: Ângela Rodrigues/IMC

Também foi pauta da reunião, os avanços do Cadastro Ambiental Rural e os preparativos para a organização da Casa da Biodiversidade e Clima na COP 30, em Belém (PA).

Durante a programação, os participantes também realizaram uma visita técnica ao Córrego do Feijão, em Brumadinho, promovida pela Abema em parceria com o governo de Minas Gerais e a Vale. A atividade apresentou as ações de recuperação ambiental e monitoramento desenvolvidas após o rompimento da barragem, além de promover o intercâmbio de experiências sobre segurança de barragens, gestão de riscos e licenciamento ambiental.

Membros participaram da visita técnica ao Córrego do Feijão, em Brumadinho. Foto: Ângela Rodrigues/IMC

A agenda foi encerrada com uma visita cultural ao Museu Inhotim, também em Brumadinho, considerado o maior centro de arte contemporânea a céu aberto do mundo. O espaço, que une arte, natureza e educação ambiental, proporcionou aos gestores um momento de imersão e reflexão sobre como a cultura pode inspirar novas formas de pensar a sustentabilidade.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Gladson Cameli visita construção da nova sede do Instituto de Meio Ambiente do Acre

Jamile Romano

Estado abre processo seletivo para formação de cadastro-reserva ao cargo de profissional bolsista docente do Ieptec

Jamile Romano

Governo do Acre e Prefeitura de Feijó firmam parceria para implantação de novo campus do Ifac no município

Raimundo Souza

Erosão avança em bairro de Rio Branco após chuva acima do esperado

Jamile Romano

Assim me comportava

Narciso Mendes

Estado conscientiza população sobre a importância da doação de órgãos para salvar vidas

Marcio Nunes