25.3 C
Rio Branco
terça-feira, 25 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Secretaria do Meio Ambiente participa de congresso nacional sobre agroecologia e justiça climática, na Bahia

Secretaria do Meio Ambiente participa de congresso nacional sobre agroecologia e justiça climática, na Bahia. Foto: cedida

Gestoras da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) participaram do 13º Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA), que teve início na quarta-feira,15, e encerrou no sábado, 18, no campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Juazeiro, na Bahia.

O evento reuniu estudantes, pesquisadores, gestores públicos e representantes de comunidades rurais e tradicionais de todo país.

Com o tema “Agroecologia: convivência com os territórios brasileiros e justiça climática”, o congresso promoveu debates sobre segurança alimentar, políticas públicas, agricultura urbana, inovação tecnológica e enfrentamento às mudanças climáticas. A programação contou com painéis temáticos e apresentações para fortalecer a troca de experiências entre os participantes.

Representando a Sema, participaram a coordenadora de Educação Ambiental (EA), Esmilia Medeiros, e a assistente da coordenação de EA, Ana Cristina Jansen.

As servidoras participaram de painéis voltados à integração da agroecologia à educação ambiental, especialmente nas comunidades que vivem em unidades de conservação do Acre. Os conhecimentos adquiridos no congresso também irão subsidiar a revisão da Mochila do Educador Ambiental, material pedagógico utilizado pela equipe de educação ambiental em ações de sensibilização nas escolas e comunidades rurais.

Com o tema “Agroecologia: convivência com os territórios brasileiros e justiça climática”, o congresso reuniu mais de 5 mil participantes. Foto: cedida

“A presença da Sema no congresso reafirma nosso compromisso em disseminar técnicas e práticas sustentáveis como alternativas às queimadas e ao desmatamento, promovendo cadeias produtivas sustentáveis e fortalecendo políticas públicas voltadas à educação ambiental, à agroecologia e à conservação da biodiversidade”, destacou Esmilia Medeiros.

Na conferência, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) anunciaram uma parceria para o financiamento da Rede de Pesquisadores em Agroecologia, com foco na implementação e monitoramento do Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo). A iniciativa busca fortalecer os sistemas de produção, manipulação e processamento de produtos orgânicos e de base agroecológica em todo o país.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Idaf promove simulado de combate à praga da banana e fortalece medidas fitossanitárias no Acre

Raimundo Souza

Cheia do Rio Acre altera entregas dos Correios em Rio Branco

Marcio Nunes

Comitê de Fronteira Sul Brasil – Peru se reúne para discutir integração e desenvolvimento socioeconômico das regiões fronteiriças

Marcio Nunes

Fraudes no INSS: ex-ministro de Bolsonaro e deputados são alvos da PF

Redacao

Saneacre realiza treinamento de operações em esgotamento sanitário em Porto Walter

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco reforça última chance para regularização de débitos no Refis 2025

Marcio Nunes