24.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 30 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Policial

Plano Estadual Pena Justa é homologado e está apto para ser executado no Acre

Publicado em 18/10/2025

Resultado de um trabalho feito com responsabilidade e comprometimento, foi homologado, nessa sexta-feira, 17, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o Plano Estadual Pena Justa, construído pelo governo do Acre, por meio do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), Tribunal de Justiça, Ministério Público (MP), Sociedade Civil organizada, universidades públicas e privadas e Defensoria Pública.

Comissão do Pena Justa reunida no Tribunal de Justiça do Acre. Foto: Ascom TJ/AC

Com foco na dignidade humana e garantia de direitos dos privados de liberdade, a ação, determinada pelo supremo, consiste em um pacote de medidas, com mais de 300 metas, que objetiva um melhoramento no sistema penitenciário de todo o Brasil. Com a homologação do Plano, o Estado garante o recebimento de recursos para o cumprimento das metas que têm prazo para serem concluídas até 2027.

Ingrid Suárez durante fala sobre o Pena Justa na Aleac. Foto: Ascom/Aleac

Ingrid Suárez, integrante da Comissão, destacou sobre o intenso trabalho desenvolvido pela Comissão na construção do Plano. “Durante meses participamos ativamente da construção desse importante plano voltado ao desenvolvimento prisional. O Iapen contou com a participação de muitos servidores nas câmaras temáticas e secretaria executiva, que tinham como objetivo a elaboração do plano. Agora, mais do que nunca, é hora de arregaçar as mangas e executá-lo integralmente”, afirmou.

Assinatura do Pena Justa. Foto: Arquivo/Secom

O Plano, que foi assinado no dia 7 de agosto deste ano, na Sede do Tribunal de Justiça do Acre (TJ/AC), pelo governador Gladson Camelí e pelo presidente do TJAC, desembargador Laudivon Nogueira, é dividido em quatro eixos: Controle da entrada e das vagas no sistema prisional; qualidade da ambiência, dos serviços prestados e da infraestrutura; processos de saída da prisão e de reintegração social; e políticas de não repetição do estado de coisa inconstitucional.

Autoridades reunidas durante cerimônia de assinatura do Pena Justa. Foto: Arquivo/Secom

Marcos Frank Costa, presidente do Iapen, disse que o Sistema Penitenciário já tem avançado nas diversas áreas que compõe o Plano Pena Justa e gora com a homologação do Plano em sua totalidade , o objetivo é avançar ainda mais, garantindo assim um ambiente mais digno e humano dentro do encarceramento. “Nós temos trabalhado pela melhoria do Sistema Penitenciário como um todo e garantir o que é direito de todos, inclusive de quem se encontra recluso, é uma responsabilidade do governo do Estado”.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Polícia Civil e Militar prendem autor de tentativa de feminicídio em Marechal Thaumaturgo

Jamile Romano

Megaoperação da Polícia Civil do Acre combate esquema de exploração de indígenas em Jordão

Redacao

PF cumpre mandados de prisão, buscas e sequestro de mais de R$ 70 milhões contra associação criminosa no Acre

Raimundo Souza

Sejusp reforça efetivo nas ruas com 250 agentes de segurança para garantir a tranquilidade da população nas comemorações natalinas em todo o estado

Raimundo Souza

Mais de 200 munições são tiradas de circulação em apreensão no Taquari

Jamile Romano

Cresce número de municípios do Acre com presença de uma facção ou mais, diz estudo

Raimundo Souza