28.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Artigos do NarcisoColunistas

Piorando

Atualizada em 14/03/2024 11:37

  Quais os limites da liberdade de opinião e de expressão?

           Se nenhum direito é absoluto, inclusive o da liberdade de opinião e de expressão, em sendo assim, quais serão os seus limites?  Vamos em frente: se tudo que aumenta a liberdade também aumenta a responsabilidade, segundo o imortal Victor Hugo e mais, se a liberdade é o direito de fazer tudo que as leis permitem, segundo o imortal Barão de Montesquieu, a ninguém será dado o direito de agredir a imagem, a privacidade e a honra das pessoas sem a devida responsabilidade.

Lamentavelmente, no nosso país, em nome da liberdade de expressão, no nosso ambiente político, particularmente, os assassinatos de reputações vêem se sucedendo e numa freqüência, aí sim, absolutamente inaceitável. Pior ainda: acusarem-se de ladrões, em suas trocas de chumbo verbais, já vem fazendo parte dos recorrentes “arranca-rabos” dos nossos agentes políticos.

Se numa guerra do tipo olho por olho e dente por dente, ao final, muitos restarão cegos e banguelas, o mesmo já está acontecendo com todos aqueles que ousaram e até mesmo que ousarem fazer parte da nossa atividade política.

Do presidente da República, passando pelos n ossos governadores e prefeitos, poucos sobram, inclusive entre àqueles que nos representam em nossas Casas Legislativas. Por mais estranho que possa parecer até os próprios ministros do nosso STF-Supremo Tribunal Federal, com freqüência, vêm se tornando alvos das mais gravíssimas acusações.

Se o nosso presidente Lula é um ladrão e o ex-presidente Jair Bolsonaro é, além de genocida um golpista, já que assim comumente vêm sendo tratados, só nos resta uma única conclusão: política e juridicamente estamos caminhando bastante mal.

A tumultuada gestão do presidente Jair Bolsonaro e também, a já aparentemente tumultuada gestão do presidente Lula, em seu 3º mandato, só tem prejudicado o nosso país, e em todos os seus aspectos. Daí a pergunta que não pode calar: até quando caminharemos por tão erráticos caminhos?

Se nada nas nossas vidas é absoluto a não ser a absoluta certeza de que tudo é relativo, e mais ainda, se a desgraça poderá servir para alguma coisa, ainda que muito tardiamente, chegou à hora de colocarmos todas as nossas crises dentro de um mesmo balaio, e a partir de então, recuperamos o tempo que já foi perdido.

Sei, perfeitamente, que o caminho da paz não será facilmente alcançado, mas sei ainda mais que, a pior paz é melhor que a melhor das guerras.

Artigos Relacionados

Altos membros do PSB iniciaram conversas sobre a possibilidade de o partido fazer uma homenagem a Eduardo Campos

Jamile Romano

Simples, rápidas e erradas

Jamile Romano

Mal tomou posse, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, já vai ter dor de cabeça

Jamile Romano

Instituídas e legalizadas

Jamile Romano

Foram contabilizados mais de 4,9 milhões de brasileiros vivendo fora do País

Jamile Romano

Desembargadora Eva Evangelista recebe justa homenagem em sessão solene na Assembleia Legislativa

Jamile Romano