A Diocese de Rio Branco se prepara para a 94ª edição do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, que será realizada no próximo domingo (12), com expectativa de reunir cerca de 10 mil fiéis da capital e de municípios vizinhos.
A programação começa às 14h na Gameleira, com concentração dos devotos. A tradicional procissão com velas segue até a Catedral Nossa Senhora de Nazaré, sendo acompanhada por orações, novenário e missa solene.
Segundo o Padre Manoel de Jesus, o Círio simboliza uma caminhada de fé e união, marcada por elementos simbólicos como a corda da berlinda, que representa o vínculo espiritual entre os fiéis e Maria.
Um dos pontos altos da celebração será o encontro das imagens de Nossa Senhora e de Jesus Cristo no Rio Acre, representando a chegada da vida e da fé por meio dos rios, elementos históricos e culturais da região.
Neste ano, o Círio coincide com o dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Por isso, haverá duas celebrações:
-
Pela manhã: Missa e procissão de Nossa Senhora Aparecida na Vila Pia (km 52 da BR-364);
-
À tarde: Celebração do Círio, com início às 16h, e encerramento com o encontro das imagens nas águas do Rio Acre.
O evento, que começou com uma pequena procissão entre a Igreja São José e a Catedral, evoluiu nas últimas décadas, ganhando dimensões religiosas, sociais e culturais. A Diocese trabalha para que, em seu centenário, em 2031, o Círio seja reconhecido ainda mais como patrimônio cultural de Rio Branco e impulsione a economia local.

