A Prefeitura de Rio Branco, por meio da coordenação de Educação de Jovens e Adultos (EJA), marcou presença no Fórum Estadual de Partilha Pacto EJA, realizado no Plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) nos dias 7 e 8 de outubro.
O evento, que reuniu representantes das 22 redes municipais e da rede estadual de ensino, teve como foco o diálogo sobre desafios, estratégias e práticas inspiradoras para superar o analfabetismo e fortalecer a EJA no estado, alinhado ao Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da EJA.
O fórum, uma iniciativa das Secretarias de Educação do Acre em sintonia com outros estados do país, funciona como um espaço crucial para conectar o programa federal à realidade local, promovendo a troca de experiências e a construção coletiva de soluções para a modalidade.
Partilha de boas práticas e construção coletiva
O evento contou com uma programação intensa que incluiu círculo de reflexões sobre indicadores e planos de ação (7/10, 14h), a abertura solene (7/10, 18h30) com palestra da desembargadora do TRE/AC, e terá ciranda de ideias para construção de planos de ação regionais (8/10, 14h), e painéis temáticos sobre diretrizes operacionais, curriculares e busca ativa (8/10, 18h30).
Jessé Dantas de Souza, chefe do departamento de EJA, da Secretaria de Estado de Educação e Cultura e coordenador pedagógico do Pacto, ressaltou a importância do encontro.
“Hoje nós estamos realizando o Fórum Estadual de Partilha do Pacto Nacional pela Educação de Jovens e Adultos. Nesse pacto, ele tem como importância o quê? É partilhar as boas práticas, discutir os desafios e pensar juntos como é que nós vamos elevar a escolaridade das pessoas, da modalidade da educação de jovens e adultos, superar o analfabetismo e, com isso, fortalecer a educação de jovens e adultos em todo o nosso estado,” afirmou Souza.
Ele destacou ainda que o objetivo é “diminuir o índice de analfabetismo no estado do Acre e elevar a escolarização de todo o público-alvo da EJA.”
O papel de Rio Branco no fortalecimento da EJA
A capital acreana, com sua expressiva participação e experiência, compartilhou seus avanços e desafios, principalmente no que tange à expansão de matrículas e à formação de professores.
Eliane Leite, coordenadora da EJA de Rio Branco e também coordenadora pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) das redes municipais no Acre, enfatizou o papel da Prefeitura.
[Assessoria]

