A vice-governadora Mailza Assis (PP) visitou nesta quarta-feira,08, a sede do diretório regional do MDB. O encontro sinaliza uma possível aliança que poderia posicionar o MDB como peça importante na disputa eleitoral de 2026, quando Mailza deverá ser candidata ao governo pela Federação União Progressista, composta por PP e União Brasil. Após se misturar com o PT e outros partidos de esquerda e ter experiência nada exitosa, na eleição municipal em Rio Brando, o MDB, ao que tudo indica não quer mais acordo com comunistas, nem socialistas.
Vale lembrar que o grande responsável pela reaproximação do MDB ao governo é o líder do partido na Assembleia Legislativa, detonado Tanízio Sá. Logo após a eleições municipal de 2024, Anízio afirmou reiteradas vezes que, se depender dele, o MBNA caminhará mais ao lado do PT e tampouco de outros partidos de esquerda. Ainda segundo o deputado, o PT e outros partidos de esquerda atrapalharam os planos do MDB.
Mas no encontro estadual promovido pelo PC do B, no fim do mês passado, lideranças do MDB foram vistas no evento. Além isso, o MDB, que já dialogou com o senador Alan Rick, que está no União Brasil, mas vai disputar o governo pelo Partido Republicano. Claro que nesse jogo Mailza leva grande vantagem na disputa pelo apoio emedebista. Isso se deve à sua posição atual no governo, o que lhe confere maior capacidade de oferecer espaços e recursos políticos.
O presidente regional do partido, ex-deputado Wagner Sales, enfatizou que o partido não busca cargos imediatos, mas sim um projeto de futuro alinhado às suas teses de governabilidade, com foco em saúde, educação, produção rural, geração de emprego e transparência. Diz ainda que o MDB quer contribuir para que o governo assuma defendendo teses que governem para a população, especialmente a que mais precisa. Mas é claro que o partido quer espaços no governo.
Mailza demonstrou clara abertura às demandas do MDB, reconhecendo a “grandeza e o valor” do partido e convidando-o a integrar um “novo projeto” de governo. “Não sou uma candidata de mim mesma, nem apenas do PP; sou candidata de um projeto que inclui o governo e grupos como o MDB”, disse. Ela destacou seu compromisso em garantir espaços para o partido na gestão, incluindo participação em decisões e ações concretas.
Do lado emedebista, o tom foi de receptividade, mas com cautela. Sales reiterou que o MDB ouve todas as forças políticas e não decidirá imediatamente. “Nós não abrimos mão de estar na chapa majoritária – vice ou senado – e de ajuda para formar chapas fortes de deputados federais e estaduais”, explicou, visando eleger ao menos dois federais para recuperar representatividade. Ele reconheceu a vantagem de Mailza: “Quem está no poder tem condições maiores de oferecer espaços”.
O deputado Tanízio Sá expressou “felicidade” com a presença de Mailza e desejo de integração ao projeto, enquanto João Correia, secretário adjunto do MDB, destacou o momento como “institucional” e previu uma conclusão em breve: “Se for sim, seremos aliados leais”. Evidente que o sono de do deputado é caminhar ao lado do gruo liderado pelo governador Gladson Cameli e a vice Mailza Assis.
O vice-presidente estadual do Progressistas (PP), professor Lívio Veras, lembrou a história de alianças entre os partidos e o respeito mútuo. “Estamos aqui em busca de uma aliança que dê viabilidade à chapa com Mailza à frente”, afirmou, deixando detalhes de vagas para negociações posteriores. O MDB agora montará uma comissão para avançar nas negociações e a decisão do partido deve ser anunciada nos próximos dias.
Contradição
Nas eleições americanas, tentando salvar a pele do retardado Joe Biden e depois da descontrolada Kamala Harris, ambos do Partido Democrata, Lula da Silva (PT) chamou o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano) de fascistas, nazista e genocida. A turma da esquerda nojenta brasileira também entrou na mesma onda. Pois bem, agora os esquerdistas, na maior cara de pau, estão a comemorar o futuro encontro de Lula com Trump. Haja contradição, hipocrisia e cinismo.
Crescimento
Deputado Emerson Jarude (Partido Novo) destaca o processo de expansão da sigla em diversos municípios do Acre. O parlamentar relatou que recentemente foi lançado o Diretório Municipal de Tarauacá. O evento contou com a participação de mais de 70 pessoas e, segundo Jarude, reforça a credibilidade da legenda. Na sequência, o deputado destacou a filiação do ex-deputado estadual Kadimiel, em Feijó, que obteve 6 mil votos nas últimas eleições e agora passa a contribuir com o crescimento do Novo no município.
Novo presidente
Em Rio Branco, foi empossado o novo Diretório Municipal, presidido por Marcelo Lopes, conselheiro tutelar mais votado do último pleito. Jarude informou ainda a abertura do Diretório Municipal de Capixaba, sob a liderança de Leide e Fernando, radialista local. Para outubro, estão previstas inaugurações no Alto Acre, com a instalação dos diretórios de Epitaciolândia e Brasiléia, sob a condução de Fábio, presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária.
Meta do partido
Em novembro, Jarude pretende abrir diretórios em Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima. A meta, segundo Jarude, é chegar ao fim ano com 15 diretórios municipais em funcionamento. O parlamentar agradeceu o empenho da militância e celebrou o avanço da legenda no Acre. “Hoje já contamos com mais de 500 filiados que acreditam no nosso projeto e que se dedicam diariamente para garantir que o cidadão comum tenha acesso à política e possa disputar eleições, ajudando na construção do Estado que todos sonhamos”, concluiu.
Acre-Peru
Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac) realizou, na segunda-feira,06, uma sessão solene em homenagem aos irmãos peruanos dos municípios de Puerto Maldonado, Ibéria e Iñapari. O evento, proposto pelo deputado Tanízio Sá (MDB) , destacou os laços históricos de amizade, cooperação e desenvolvimento mútuo entre os povos acreano e peruano.
Autoridades
Realizada no plenário da Aleac, a solenidade reuniu autoridades estaduais, representantes dos municípios homenageados e convidados especiais, reforçando o compromisso com o diálogo transfronteiriço e a integração amazônica. O deputado Tanízio Sá ressaltou a importância da iniciativa e o simbolismo do ato para o fortalecimento das relações bilaterais.
Reconhecimento
O parlamentar também destacou a importância de reconhecer o trabalho e a dedicação dos homenageados, ressaltando o papel fundamental que cada um desempenha em suas comunidades e no desenvolvimento do Estado. Ele afirmou que a Assembleia Legislativa sempre estará de portas abertas para valorizar iniciativas que fortalecem o Acre e promovem o bem coletivo.
Agradecimento
A cônsul honorária do Peru no Acre, destacou durante a solenidade a importância da integração entre os povos brasileiro e peruano, ressaltando o papel da Assembleia Legislativa no fortalecimento dessa parceria. “Agradeço ao deputado Tanízio Sá e à Aleac por nos receberem tão bem. Este é um momento de gratidão e de reconhecimento ao trabalho de união entre os dois países, especialmente pelo acolhimento e pelo tratamento humano que o Acre oferece à comunidade peruana”, afirmou.
Humanidade
Representando o prefeito de Inãpari, Vitória Oliveira, que contribui na Casa de Apoio mantida pelo deputado Tanízio Sá, fez um depoimento emocionado sobre a importância do espaço para quem precisa de acolhimento. Ele lembrou que o deputado abriu as portas com muito carinho e atenção, e já acolheu cerca de 60 pessoas, inclusive quem vem do Peru em busca de tratamento. É um gesto de amor e humanidade que merece nosso reconhecimento”, declarou Vitória, bastante emocionada.
União
Vilma Aragon, representante do governador de Puerto Maldonado, destacou a importância da integração entre o Acre e a região de Madre de Dios para o fortalecimento das relações culturais, econômicas e ambientais entre os dois países. “Este encontro simboliza a união de dois povos irmãos, que compartilham desafios e sonhos comuns. Trabalhar juntos significa construir uma Amazônia mais próspera, sustentável e solidária”, afirmou.
Integração
O prefeito de Ibéria, Miguel Ángel Gómez Díaz, destacou a importância da integração entre os povos da fronteira durante a solenidade em homenagem aos irmãos peruanos realizada na Aleac. “É uma honra participar deste momento que reforça os laços de amizade e cooperação entre o Peru e o Acre. Agradeço ao deputado Tanízio Sá pelo apoio incondicional e pela visão de fortalecer nossas relações em benefício do desenvolvimento das comunidades fronteiriças”, afirmou.
Transmissão
Deputado Tanízio Sá ressaltou a importância de servir ao povo com honestidade e dedicação. O parlamentar afirmou que sente-se realizado por ter contribuído com a transformação da vida de muitas pessoas. “Eu me realizo ajudando as pessoas, me sinto feliz. Tudo que eu sonhei na vida, eu fiz com esforço e verdade. Nunca precisei mentir nem prometer o que não podia cumprir. Acredito que é com a verdade que atingimos nossos objetivos e ganhamos o respeito do povo”, destacou.
Cobrança
Primeiro-secretário da mesa diretora da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Luiz Gonzaga (PSDB), cobrou do governo federal ações concretas para a recuperação da BR-364, principal via de ligação entre Rio Branco e Cruzeiro do Sul. O parlamentar alertou para as condições precárias da estrada e o impacto direto que a situação tem causado na economia e na vida da população do Vale do Juruá.
Ficou pior
Gonzaga iniciou sua fala citando dados apresentados recentemente pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, e questionou a falta de resultados práticos. “O ministro disse que no governo Bolsonaro eram gastos 80 milhões de reais por ano e que agora estão sendo gastos 500 milhões nas BRs. Mas, infelizmente, nós temos uma BR que está dando muita dificuldade para quem trafega nela. Tenho recebido reclamações de caminhoneiros, de motoristas de lotação e de ônibus que saem daqui às sete horas da manhã e chegam a Cruzeiro do Sul uma, duas horas da noite”, denunciou.

