24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Panorama Político

Governador visita a Rádio Difusora Acreana e destaca avanços do governo durante entrevista

A Rádio Difusora Acreana recebeu, na tarde desta sexta-feira, 03, a visita do governador Gladson Cameli (PP). Ele participou do programa Gente em Debate, apresentado pelos radialistas Damião Viana e Jefson Dourado, em transmissão ao vivo, em rede estadual para todo o Acre. Camelí falou sobre sua trajetória como governante, os avanços conquistados pela atual gestão e os desafios enfrentados à frente do estado.

Gladson afirmou que a prioridade atual do governo é entregar obras estruturantes que impactam diretamente a vida dos acreanos, tanto nas áreas urbanas quanto rurais. Um dos projetos mais simbólicos, segundo ele, é a Ponte da Sibéria, em Xapuri, cuja conclusão está prevista para o final de outubro. A obra, aguardada há mais de 30 anos pelos moradores, vai interligar o primeiro e o segundo distritos da cidade, beneficiando diretamente mais de 18,2 mil habitantes do município.

O governador também destacou que o Estado tem buscado equilíbrio fiscal e responsabilidade com as contas públicas, reafirmando o compromisso de manter a credibilidade do governo e garantir a continuidade dos investimentos. “Eu garanto que até o fim da minha gestão estou dando todo o meu esforço e cobrando minha equipe para honrar o compromisso que firmamos com a população. Credibilidade é tudo”, destacou.

Outro ponto abordado foi o fortalecimento da economia acreana, com incentivo ao agronegócio sustentável, à industrialização e ao setor privado, como alternativa para geração de empregos. Camelí reafirmou que é possível conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação da floresta. “É possível ter a floresta em pé e o agronegócio fortalecido. Devemos respeitar as leis, agir com responsabilidade e continuar combatendo as queimadas e o desmatamento”, disse.

A afirmação do governador vai ao encontro com recente dado do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o qual pontua que o Acre registrou uma queda de 78% nos focos de calor em setembro, comparado ao mesmo mês de 2024. Com tal marco, o estado alcançou um dos resultados mais expressivos da região amazônica no enfrentamento às queimadas.

Ao fim da entrevista, o governador destacou a importância da Rádio Difusora Acreana para a governabilidade, reforçando o papel da emissora na transparência pública e no acesso à informação. “A Rádio Difusora tem um papel fundamental, pois aproxima o governo da população, informa com responsabilidade e garante transparência na aplicação dos recursos públicos”, afirmou o governador.

Ulisses presidente
Deputado federal Ulysses Araújo, assume no fim deste mês, a presidência regional do União Brasil, partido que compôs a Federação União Progressista com o PP. Ele poderá ser candidato ao Senado, uma vez que os senadores Marcio Bittar e Alan Rick não disputarão a eleições pela sigla. Marcio já saiu e filiou-se ao PL, partido pelo qual vai disputa a reeleição e Alan vai disputar o governo pelo Partido Republicano.

Conflito interno
Conversei com o deputado federal Eduardo Velloso, também do União Brasil. Ele afirmou que será candidato ao Senado. Disse ainda que Ulysses Araújo depende de alguns acertos para confirmar candidatura. O certo é que teremos conflitos internos no União Brasil, uma vez que Eduardo e Ulysses são pré-candidatos ao Senado. Claro que na direção nacional não vai permitir duas candidaturas ao Senado.

Esquerda desunida
Ao se lançar candidato ao Governo pelo POsol, Jamir Rosas, decretou o fim da unidade dos partidos de esquerda que vinha sendo alardeada pelo ex-governador Jorge Viana (PT), que está doido para voltar ao Senado. Para completar a desunião esquerdista, Inácio Moreira anunciou sua candidatura ao Senado pelo Rede Sustentabilidade. Claro que, como nomes não muito conhecidos e não têm estrutura partidária e financeira, não fará muita diferença, mas quebra a unidade da esquerda.

Preocupação
Deputada Michelle Melo (PDT) manifestou preocupação com a situação fiscal do Estado e com a falta de valorização dos servidores públicos. A parlamentar comentou o relatório apresentado pelo governo, que apontou impedimentos da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) para a convocação de aprovados em concursos e para a concessão de reajustes salarial aos servidores públicos.

Fim dos shhows
Michelle também destacou que apresentou, ainda em março deste ano, Projeto de Lei que proíbe o governo estadual de contratar shows milionários enquanto houver atraso no pagamento de servidores, fornecedores ou gratificações. “O Acre não precisa de gastos milionários em eventos. Precisa pagar plantões extras, gratificações, convocar concursados, aprovar o PCCR da saúde e valorizar instituições como o Idaf, que sustentam nossa economia”, frisou.

Jovem Parlamentar
Presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Nicolau Júnior (PP) assinou o termo de cooperação entre a Assembleia, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AC) e o governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação (SEE), para a realização Projeto Jovem Parlamentar. O projeto visa proporcionar a estudantes do Ensino Médio, da rede pública, a vivencia prática do processo legislativo.

Quarta edição
Segundo o presidente da Aleac, deputado Nicolau Junior, o projeto promove cidadania, fortalece a democracia e incentiva nossos jovens a estarem mais envolvidos no trabalho que é realizado aqui na Casa do Povo. Além disso, acreditamos que em cada edição são descobertas novas lideranças jovens. O projeto está em sua quarta edição, e durante o desenvolvimento além de realizar votação nas escolas para a escolha dos representantes, promove palestras e oficinas que fortalecem a construção de cidadania e democracia.

Conhecimento
“O mais importante disso é o conhecimento e a informação adequada para os nossos jovens. Nesse momento eles ficam sabendo o quantitativo de parlamentares em nosso, o que cada um tem por obrigação de fazer e quais são os seus direitos. Isso é envolver as escolas, as instituições, para que esses jovens sejam os nossos futuros parlamentares”, explicou a presidente do TRE, desembargadora Valdirene Cordeiro.

Oportunidade
O secretário de Educação, professor Aberson Carvalho, vê como uma excelente oportunidade de formação para os jovens e aproximação com a população. “Muitas vezes a população se distancia desse processo, e quando você adentra as escolas levando essas atividades e depois trazendo esses estudantes para conhecer o parlamento, mostra claramente uma formação política, uma participação daquele jovem que serão eleitores e nossos líderes no futuro”, disse.

Sessões solenes
A Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac) realizou, esta semana, duas sessões solenes – uma, na quinta-feira, em homenagem ao 51º aniversário da Rede Amazônica. A solenidade, proposta e presidida pelo deputado Pedro Longo (PDT), reunindo parlamentares, autoridades, representantes da emissora e convidados especiais e outra na sexta-feira, 03, para celebrar o dia do Agente Comunitário de Saúde (ACS).

Importância
A solenidade foi proposta e presidida pelo deputado Afonso Fernandes (Cidadania). O parlamentar destacou a importância do trabalho desenvolvido por esses profissionais. Ele ressaltou que os ACS e ACE são verdadeiros guerreiros da saúde, responsáveis por estreitar a relação entre a comunidade e o Sistema Único de Saúde (SUS). “Esses trabalhadores estão presentes diariamente nas residências, orientando famílias, promovendo ações educativas, auxiliando no controle de doenças crônicas.

Mais uma mala
Não se dando por satisfeito por ter nomeado, em fevereiro deste ano, a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT), como secretária nacional de relações Institucionais (SRI), o Presidente da República pretende nomear em breve o deputado federal e candidato derrotado à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (Psol) como secretário-geral da Presidência. São dois esquerdistas extremistas que mais complicam e atrapalham do que ajudam.

Consequências
Na verdade, nas condições normais, Gleise e Boulos não entrariam no governo. O Presidente sabe que os dois são mais úteis na Câmara Federal, pois são radicais e travam embate com a oposição bem ao estilo deles. Ocorre que Nísia Trindade, outra male sem alça, fracassou no Ministério da Saúde e tiveram que câmara de volta Alexandre Padilha, que apesar de ser fraco do ponto de vista técnico, tem mais jogo de cintura.

Cara de pau
O comportamento do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, esta semana, no Congresso Nacional, explica bem o fracasso da política externo do desgoverno da esquerda. No maior cinismo, ele afirmou que ao resgatar, em abril deste ano, a ex-primeira dama do Peru, Nadine Heredia, condenada a mais de 15 anos por corrupção, falsificação de documentos, construção a justiça e formação de quadrilha crimes, o Presidente do Brasil apenas praticou um ato de solidariedade. Usaram um avião da Força Área Brasileira (FAB) para resgatar uma corrupta condenada em todas instancias.

Amigos corruptos
Além de resgatar Nadine Heredia, o governo esquerdista ofereceu asilo político ao casal de corruptos. O ex-presidente do Peru, Ollanta Humala, também condenado a mais de 15 anos de prisão pela Justiça peruana pelos mesmo crimes da mulher. A exemplo do presidente do Brasil, o ex-presidente peruano também se envolveu com a Empreiteira Odebrecht. A empreiteira fez tantos rolos que teve de mudar de nome. Agora chama-se Novonor, mas já volta a praticar os mesmos crimes.

 

 

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo encaminha LOA de 12 bi para votação na Aleac

Marcio Nunes

Secretários debatem comércio bilateral e ações de exortações na Assembleia Legislativa

Jamile Romano

Deputada federal Socorro Neri sai em defesa do secretário de Educação

Marcio Nunes

O Alysson precisa definir com quem andas para se saber aonde queres chegar

Marcio Nunes

Gladson Cameli inaugura em Xapuri uma obra prometida por vários governadores

Marcio Nunes

Governo do Acre lança portal de serviços para aprimorar serviço público e por fim à burocracia

Marcio Nunes