22.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Sesacre firma parcerias com instituições de ensino e libera estágios em diversas áreas da saúde

Publicado em 03/10/2025

Com o objetivo de reforçar a articulação entre teoria e prática, a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) firmou, no dia 29 de setembro de 2025, quatro novos acordos com instituições de ensino superior e técnico. Esses convênios permitirão a oferta de campos de estágio curricular obrigatório, supervisionado, além de atividades práticas em unidades da rede pública de saúde do estado.

A medida visa proporcionar aos estudantes das áreas da saúde uma vivência prática supervisionada, alinhada ao que é previsto pela Lei Federal nº 11.788/2008, que dispõe sobre os estágios no Brasil.

Instituições envolvidas

Os acordos firmados contemplam diferentes instituições e cursos:

O Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (Uniplan) oferecerá estágios para estudantes dos cursos de Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia, com duração inicial de 24 meses.

O Centro Universitário Faveni (Unifaveni), que atua na modalidade de ensino a distância (EAD), permitirá que alunos do curso de Terapia Ocupacional participem das práticas, com possibilidade de prorrogação do prazo por meio de aditivos contratuais.

O Centro Educacional Multi Ensino (CEME) atenderá estudantes dos cursos técnicos de Enfermagem e Radiologia, com um período inicial de vigência de 12 meses.

Já o Centro Universitário Cidade Verde (UniCV), também na modalidade EAD, foi autorizado a encaminhar estagiários dos cursos de Educação Física e Serviço Social, com vigência de 24 meses.

Fiscalização e validade dos acordos

Segundo os documentos assinados, caberá tanto à Sesacre quanto às instituições parceiras a responsabilidade conjunta pela supervisão do cumprimento das normas estabelecidas. Estão previstas reuniões periódicas para avaliação e aprimoramento da integração entre ensino e serviço.

Todos os acordos seguem as diretrizes estabelecidas pela Portaria Sesacre nº 548, de 26 de setembro de 2023, que regulamenta os Contratos Organizativos de Ação Pública Ensino-Saúde (Coapes). Caso sejam identificadas falhas no cumprimento das obrigações ou irregularidades na prestação de contas, os convênios podem ser suspensos ou até mesmo cancelados, impedindo novas parcerias até que a situação seja regularizada.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Bocalom nomeia esposa como chefe de gabinete da Prefeitura de Rio Branco

Jamile Romano

Concurso 2.915: Mega-Sena acumula e prêmio vai para R$ 33 milhões

Redacao

Prefeitura de Rio Branco promove Ação Rota do Bem com saúde e beleza para mulheres em vulnerabilidade social

Raimundo Souza

Governo vai ampliar acesso a bolsas do programa Mães da Ciência para mulheres em situação de rua ou em regime semiaberto

Jamile Romano

Secretaria de Comunicação adquire equipamentos para suporte jornalístico com apoio do Programa REM

Raimundo Souza

Petecão anuncia pagamento de R$ 3,1 milhões para assistência social de Rio Branco e Cruzeiro do Sul

Jamile Romano