24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Sesacre firma parcerias com instituições de ensino e libera estágios em diversas áreas da saúde

Com o objetivo de reforçar a articulação entre teoria e prática, a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) firmou, no dia 29 de setembro de 2025, quatro novos acordos com instituições de ensino superior e técnico. Esses convênios permitirão a oferta de campos de estágio curricular obrigatório, supervisionado, além de atividades práticas em unidades da rede pública de saúde do estado.

A medida visa proporcionar aos estudantes das áreas da saúde uma vivência prática supervisionada, alinhada ao que é previsto pela Lei Federal nº 11.788/2008, que dispõe sobre os estágios no Brasil.

Instituições envolvidas

Os acordos firmados contemplam diferentes instituições e cursos:

O Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (Uniplan) oferecerá estágios para estudantes dos cursos de Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia, com duração inicial de 24 meses.

O Centro Universitário Faveni (Unifaveni), que atua na modalidade de ensino a distância (EAD), permitirá que alunos do curso de Terapia Ocupacional participem das práticas, com possibilidade de prorrogação do prazo por meio de aditivos contratuais.

O Centro Educacional Multi Ensino (CEME) atenderá estudantes dos cursos técnicos de Enfermagem e Radiologia, com um período inicial de vigência de 12 meses.

Já o Centro Universitário Cidade Verde (UniCV), também na modalidade EAD, foi autorizado a encaminhar estagiários dos cursos de Educação Física e Serviço Social, com vigência de 24 meses.

Fiscalização e validade dos acordos

Segundo os documentos assinados, caberá tanto à Sesacre quanto às instituições parceiras a responsabilidade conjunta pela supervisão do cumprimento das normas estabelecidas. Estão previstas reuniões periódicas para avaliação e aprimoramento da integração entre ensino e serviço.

Todos os acordos seguem as diretrizes estabelecidas pela Portaria Sesacre nº 548, de 26 de setembro de 2023, que regulamenta os Contratos Organizativos de Ação Pública Ensino-Saúde (Coapes). Caso sejam identificadas falhas no cumprimento das obrigações ou irregularidades na prestação de contas, os convênios podem ser suspensos ou até mesmo cancelados, impedindo novas parcerias até que a situação seja regularizada.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Receita abre consulta a maior lote de restituição do IR da história

Marcio Nunes

STF: apenas um réu comparece ao 1° dia de julgamento da trama golpista

Kevin Souza

Saúde Itinerante Especializado atendeu 10 municípios do Acre no 1º semestre

Raimundo Souza

Prefeitura faz ação de conscientização contra a dengue e outras arboviroses no centro de Rio Branco

Marcio Nunes

Empreendedorismo e inovação marcam a participação do Sebrae na 20ª edição da Expoacre Juruá

Jamile Romano

Sema e Imac usam realidade virtual na Expoacre para sensibilizar sobre eventos extremos no Rio Acre

Raimundo Souza