23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Uncategorized

IMC promove agenda de diálogo entre membros da governança do Sisa e representantes do Reino Unido e da Alemanha

Publicado em 28/09/2025

IMC promove agenda de diálogo entre membros da governança do Sisa e representantes do Reino Unido e da Alemanha. Foto: Ana Thaís Cordeiro/Sema

Sob a coordenação técnica do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC), a governança do Sistema de Incentivos a Serviços Ambientais (Sisa), representada pelos membros da Comissão Estadual de Validação e Acompanhamento (Ceva) e suas Câmaras Temáticas Indígena (CTI) e de Mulheres (CTM), estiveram reunidos na última sexta-feira, 26, com representantes do Reino Unido e Alemanha para Missão de Monitoramento do Programa REM Acre – Fase 2 (REDD Early Movers).

A agenda teve como objetivo ampliar o diálogo, avaliar as ações e sugerir melhorias para implementação das ações desenvolvidas no âmbito dos subprogramas do REM Acre- Fase 2.

O encontro, realizado na sala de governança da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), contou com a presença da primeira-secretária de diplomacia climática do Reino Unido, Olivia Murphy; do gerente de portfólio do Banco Alemão de Desenvolvimento KfW, Ingo Baum; do assessor técnico Sören Schopferer; e da gerente de programa e assessora política do governo britânico, Svenja Bunte.

Governança em números

Entre julho de 2024 e julho de 2025, o IMC atuou no fortalecimento das instâncias de governança com a realização de 19 encontros. As reuniões permitiram desde o planejamento anual até a realização de uma série de debates, oficinas e capacitações.

As atividades contemplaram ainda a revisão e atualização das Salvaguardas Socioambientais do Sisa; formação e o planejamento e acompanhamento de todo processo das consultas para atualização da repartição de benefícios para futuras captações em REDD+ Jurisdicional.

Entre julho de 2024 e julho de 2025, o IMC promoveu 19 encontros voltados ao fortalecimento das instâncias de governança. Foto: Ângela Rodrigues/Sema

No encontro, os membros da governança destacaram o papel central da Ceva, da CTI e da CTM nas deliberações coletivas, garantindo representatividade, legitimidade e transparência no processo de tomada de decisão.

As instâncias de governança do Sisa atuam como espaços democráticos para a validação dos programas e projetos do REM assegurando que os interesses da sociedade acreana sejam respeitados e que as ações estejam alinhadas com os objetivos do programa e o cumprimento das salvaguardas socioambientais do Sistema de Incentivos a Serviços Ambientais (Sisa).

Na reunião, os membros da governança destacaram o papel central da Ceva, da CTI e da CTM nas tomadas de decisão relacionados ao Sisa. Foto: Ângela Rodrigues/Sema

A reunião contou ainda com a participação do secretário da Seplan, Ricardo Brandão; da coordenadora do Programa REM Acre Fase 2, Marta Azevedo, acompanhada de sua equipe técnica; da Ouvidora do Sisa, Socorro Conde; do assessor técnico da Cooperação Alemã GIZ, Jânio Aquino; e da consultora do Earth Innovation Institute (EII), Elsa Mendoza.

O que eles disseram

Presidente do IMC, Jaksilande Araújo explica que o encontro simboliza o reconhecimento internacional do Acre na construção de uma governança climática participativa e transparente. Foto: Uêslei Araújo/Sema

“Esse encontro simboliza também o reconhecimento internacional do trabalho desenvolvido pelo Acre na construção de uma governança climática sólida, participativa e transparente. A contribuição da Ceva e das Câmaras Indígena e de Mulheres tem sido fundamental para boa execução do programa, o que nos coloca em sintonia com as melhores práticas globais de REDD+ jurisdicional”, reforçou a presidente do IMC, Jaksilande Araújo.

Gerente do programa e assessora política do governo britânico, Svenja Bunte, ressaltou a importância da reunião para aproximar os financiadores das demandas da governança. Foto: Ana Thaís Cordeiro/Sema

“Pudemos ouvir as demandas e necessidades dos membros da Ceva. Consideramos esse instrumento muito importante que o Acre possui para evidenciar as necessidades das comunidades. Esse diálogo não é importante apenas para a implementação do Programa REM, mas também para outros programas de Redd+, e, de forma geral, para melhoria da vida das comunidades que vivem no Acre”, explicou a gerente de programa e assessora política do governo britânico, Svenja Bunte.

Vice-coordenadora da Ceva, Lisiane Pedrosa, explicou a importância do diálogo sobre como os recursos do REM podem ser aplicados de forma mais eficaz para atender às necessidades das comunidades. Foto: Ângela Rodrigues/Sema

“Para nós é muito importante esse momento junto com os representantes do Reino Unido e da Alemanha, onde a gente pode discutir e apontar onde precisa melhorar e o que ainda tem para executar. Essa é a importância: dialogar como é que os recursos do REM podem chegar para melhor nos assistir e melhor desenvolvimento”, destacou a vice-coordenadora da Ceva, Lisiane Pedrosa.

Lucas Manchineri é coordenador da Câmara Temática Indígena (CTI)  do Sisa e líder da Terra Indígena Mamoadate. Foto: arquivo/IMC

“É muito importante esse diálogo para ficar claro para eles que o programa está beneficiando as comunidades indígenas. Além de beneficiar a produção, a formação, a gestão dos territórios e a participação dos indígenas nas oficinas. Esse momento é importante para eles terem esse conhecimento, e ver que as populações indígenas também estão fazendo a sua parte”, disse o coordenador da Câmara Temática Indígena, Lucas Manchineri.

Representante da Câmara Temática de Mulheres, Andreia Shanenawa, destacou que a reunião foi fundamental para fortalecer o diálogo com os financiadores. Foto: Ana Thaís Cordeiro/Sema

“A reunião foi muito importante para fortalecer o diálogo com os financiadores, que tem contribuído com grandes incentivos ao longo do programa REM, beneficiando comunidades indígenas e não indígenas. Como parte da Câmara Temática de Mulheres, reforçamos esse alinhamento e destacamos o papel fundamental da mulher, que vem ganhando cada vez mais representatividade na sociedade civil”, afirmou a representante da Câmara Temática de Mulheres, Andreia Shanenawa.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Ivete Sangalo vence o troféu Bahia Folia com o hit Macetando

Marcio Nunes

Acre reafirma protagonismo no REDD+ Jurisdicional em painel da COP30

Raimundo Souza

Savnes lança EP solo com produção musical coletiva

Marcio Nunes

Governo do Acre realiza 20ª edição do Curso Operacional Integrado de Segurança Pública

Marcio Nunes

Construção do elevado na Dias Martins irá aliviar congestionamento na região

Jamile Romano

Cores e formatos do artesanato acreano realçam riqueza cultural do Acre no Salão do Turismo

Raimundo Souza